sábado, 11 de setembro de 2021

A propaganda

Morreu Jorge Sampaio, logo foi elevado a um dos melhores Presidentes da República. Não foi. Foi um presidente medíocre que meteu Sócrates à frente do país com carta branca para se endividar e já sabemos onde a República foi parar. Depois temos o outro génio das contas à portuguesa, o actual Primeiro Ministro que diz que Portugal resistiu bem à crise da pandemia porque está a crescer acima da média. Portugal foi dos países que mais sofreu, pois não só perdeu em PIB que caiu acima da média, apesar de ser bastante raquítico à partida, perdeu também em vidas. Obviamente que a qualidade de vida e morte dos portugueses interessa pouco ao PM; mas, pronto, dá jeito que os reformados morram mais depressa, assim nem é preciso cativar a despesa. Deus cativa-lhes a vida e fica tudo equilibrado como que milagrosamente.

4 comentários:

  1. Não foi Sampaio que meteu Sócrates à frente do país, foi o povo português, em eleições livres. Portugal, com muito menos recursos financeiros, tem um número de mortos covid per capita inferior ao dos EUA (quer acumulado, quer atual).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os portugueses não elegem Primeiros-Ministros; elegem partidos para o parlamento, mais o Presidente da República. Não é verdade que Portugal não tenha recursos, dado que Portugal vive à conta das transferências da UE e da compra de dívida do BCE. Os americanos não só não recebem transferências de outros países, como ainda transferem para outros países. Depois há as limitações físicas: o território americano é 100 vezes maior do que o português e a população é mais de 32 vezes superior, logo os EUA têm de coordenar um governo federal, os governos de 50 estados, mais os dos territórios administrativos, e milhares de governos locais (cidades e condados). Portugal tem um governo centralizado. É óbvio que Portugal tem o dever de vacinar mais depressa do que os americanos, nem faz sentido achar o contrário.

      Eliminar
  2. O povo português votou no partido de Sócrates, enquanto o partido de Santana teve uma derrota clamorosa. Os EUA têm muito mais recursos per capita, e maior escala deveria permitir... economias de escala. Mas não é sequer uma questão logística: nos EUA, demasiadas pessoas têm a mentalidade errada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O planeta com cerca de sete mil milhões de pessoas devia permitir maiores economias de escala do que os EUA que tem umas 330 milhões e, no entanto, o planeta não se vacina a uma taxa mais rápida do que a americana. Nem sequer a UE, que tem mais de 450 milhões se vacina a uma taxa mais alta do que a portuguesa. Obviamente, o problema deve ser a mentalidade dos humanos no geral e, em particular, dos europeus, americanos, africanos, etc.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.