domingo, 12 de setembro de 2021

Vinte anos

Este ano, celebra-se os 20 anos dos actos de terrorismo de 11/9/2001, mas nota-se que o tom da conversa mudou. Nos jornais e revistas, há artigos a discordar da chamada Guerra ao Terrorismo. Cometeram-se abusos e injustiças e o fiasco da saída do Afeganistão serviu para trazer todas as atrocidades mais uma vez à baila. Depois, a maioria dos americanos discorda do que foi feito.

Acho lamentável que o Biden tenha usado esta data para motivos políticos, dado que o plano era sair do Afeganistão antes de 11 de Setembro, custasse o que custasse, e nem sequer teve o cuidado de sair de cabeça erguida, saiu às três pancadas, arricascando a vida de muita gente.

Mas a realidade é mais complicada, pois os americanos não saíram completamente: a política oficial é que saiu, mas a verdade é que há várias organizações de fins não-lucrativos que ainda estão a tentar tirar refugiados do Afeganistão e muitas pessoas sentem-se moralmente obrigadas a cuidar de quem nos ajudou. É salutar ver a sociedade civil a divergir do governo, como se assistíssemos ao país a acordar de um longo pesadelo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.