domingo, 15 de janeiro de 2023

Desarrumação

Quarta- e Quinta-feiras foram dias desagradáveis. A temperatura baixou dos 19º C para os 5º C em menos de 12 horas e começou a chover torrencialmente ao fim da manhã. Mesmo assim o canalizador veio e arranjou o cano da água que tinha sido partido pela raiz de um arbusto, mas não foi a lagerstroemia, foi o arbusto da frente, que, à primeira vista, até nem parecia ser muito antigo. Quando começaram a cavar, encontraram raízes com 5 cm de diâmetro e até mais grossas e foi necessário uma mini-escavadora para chegar até ao cano. O arbusto não se salvou e o custo da festa foi de $1690, mas ficou pronto muito mais depressa do que imaginei.

Ainda para Quinta-feira, tinha pedido a um senhor para vir fazer uns biscates cá em casa. Era necessário mudar uma válvula de água num quarto-de-banho, trocar o filtro de ar do andar de cima, e mudar uma lâmpada no pátio. O filtro e a lâmpada eu podia ter feito, só que não consigo lá chegar, mesmo com uma escada de 1,8 m., dado que o tecto cá de casa é muito alto. Ele chegou com o filho para o ajudar, o que achei interessante. Não sei se o rapaz ainda anda na escola ou se esta é a sua ocupação a tempo inteiro, mas quando estávamos na cozinha, o pai perguntou ao filho se o balcão da minha cozinha era de mármore ou granito, logo deve ser um rapaz entendido em alguma coisa de construção civil, apesar de o pai lhe dar instruções de como fazer as coisas. 

Atravessámos a sala de jantar, e o pai disse "Rita, your house sure is messy!" e, por acaso, até estava porque havia uns livros e umas coisas na mesa de jantar. Estava eu meia a concordar e meia a desculpar-me, quando o filho acrescentou "No, it's perfect!" e compreendi que estavam a brincar comigo. A minha casa estava muito menos desarrumada do que as casas que ele costumava visitar.

Na sala de estar, a porta que dá para o jardim tem uns 2,4 m. de altura e estava um bocado difícil de fechar. Ele estudou a porta e mandou o filho trocar os parafusos da dobradiça superior por uns mais compridos para a porta ficar mais equilibrada. Agora fecha melhor. No final, perguntei quanto era e pediu-me $75. Achei pouco, afinal era ele e o filho. Podes dar $100, se quiseres, e foi o que fiz.

Durante a reparação da porta, perguntou-me que árvore estava no jardim. É um bordo japonês e está cheio de comedouros de pássaros. O jardim, tal como a casa, também está um bocado desarrumado. No Outono, marquei a distribuição dos bolbos a plantar com umas estacas de madeira e não cheguei a recolhê-las todas, mas se calhar até nem devia tê-las retirado de todo, pois assim sabia onde os tinha plantado. 

Os pássaros, esses não estão incomodados e até desarrumam mais do que eu. Passam o tempo a esgravatar e a puxar as folhas secas de um lado para o outro. De vez em quando, ponho-me a contar pássaros e andam os 17 ou 18 pelo menos a saltitar por todo o lado. É verdade, não recolho e retiro as folhas secas; pelo contrário, gosto de as usar para cobrir os canteiros e assim controlar as ervas daninhas, para além de manter a humidade do solo.  Para além disso, as folhas têm os ovos de insectos e outra bicharada, logo convém não perturbar essas criaturas. Por fim, a água da banheira aquecida dos pássaros precisa de ser trocada, mas está frio para além de eu não ter tido água. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.