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quarta-feira, 29 de abril de 2015
É ao contrário
Em parte nenhuma dos Evangelhos nos é dito que devemos
perdoar porque Deus faz o mesmo. O que Jesus disse, para grande escândalo dos
fariseus, foi que se cada um de nós «no íntimo do coração, perdoar», Deus fará o mesmo.
Eu fico sempre espantadíssimo quando vejo pessoas a afirmar com tanta segurança saber o que Jesus disse, o que Jesus fez ou o que Jesus foi. Isto tudo quando existem tão poucos relatos, e tão pouco fidedignos, sobre Jesus. (Por oposição a Maomé, por exemplo, sobre o qual existem imensos relatos, coligidos aparentemente com grande cuidado quanto à sua veracidade.) De qualquer forma, gostaria de perguntar ao JCA em que passagem de que Evangelho é que aparece Jesus a dizer isso.
As cópias mais antigas de evangelhos que possuímos datam de vários séculos depois de Cristo, logo foram mais do que traduzidas e alteradas antes e depois. No entanto, utilizando as técnicas de análise que os estudiosos do Novo Testamento usam podemos presumir que a leitura mais difícil é provavelmente a mais antiga e próxima da verdade (ver Bart Ehrman). Mas há muitas cópias do evangelho, é só encontrar a que se prefere...
Prezado Luís Lavoura Esta ideia aparece em várias passagens do Evangelho: Mateus 18: 35, Marcos 11: 25, Mateus 6: 14-15. Citando a última passagem: "Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso pai celeste vos perdoarás a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso pai vos não perdoará as vossas."
Os escritos de Josefo são anteriores aos evangelhos e os mais fiáveis. Importante mesmo, para mim, é conhecer os evangelhos apócrifos, nomeadamente de Tiago, irmão de Jesus, e Maria. Estes eu gostava de conhecer pois parecem divergir dos adotados pela igreja católica. Jesus Cristo proporcionou ao Homem a possibilidade de recuperar a sua inocência, de reconhecer e abandonar a barbárie, independentemente das atrocidades que tenha cometido. É isto que mais me fascina na mensagem de Jesus Cristo.
Só li os textos canónicos. Os Evangelhos do Novo Testamento são a fonte principal sobre Jesus. O historiador E. P. Sanders em "A verdadeira história de Jesus" diz, no entanto, que é um grande exagero dizermos que não se sabe nada ou pouco sobre a vida de Jesus. Há alguma segurança e fiabilidade nos relatos. Por exemplo, está provado que Paulo escreveu as suas cartas sem ter lido os Evangelhos (as cartas foram escritas antes mas publicadas depois dos Evangelhos) e os autores dos Evangelhos não conheciam as cartas. Ou seja, há independência nas fontes. Os Evangelhos (escritos originalmente em grego, apesar de Cristo ter ensinado em aramaico) foram redigidos numa época próxima da que Cristo viveu e estavam ainda vivas várias pessoas que o conheceram. Segundo Sanders, existe mesmo uma superioridade de provas existentes sobre Jesus, em comparação com Alexandre o Grande, nomeadamente sobre o que cada um pensava.
é um grande exagero dizermos que não se sabe nada ou pouco sobre a vida de Jesus [...] está provado que Paulo escreveu as suas cartas sem ter lido os Evangelhos
Isso é bastante irrelevante, porque as cartas de Paulo pouco ou nada dizem sobre a vida de Jesus!
Os Evangelhos foram redigidos numa época próxima da que Cristo viveu e estavam ainda vivas várias pessoas que o conheceram.
Sempre li o contrário. Os Evangelhos foram escritos todos pelo menos um século depois de Jesus. Na melhor das hipóteses, li um autor a dizer que o Evangelho mais antigo de todos seria o de João, que teria sido escrito em 70 dC - quando Jesus já tinha morrido há uma geração e já teriam morrido grande parte dos que o conheceram. Os Evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus foram escritos já no século II.
Eu fico sempre espantadíssimo quando vejo pessoas a afirmar com tanta segurança saber o que Jesus disse, o que Jesus fez ou o que Jesus foi. Isto tudo quando existem tão poucos relatos, e tão pouco fidedignos, sobre Jesus. (Por oposição a Maomé, por exemplo, sobre o qual existem imensos relatos, coligidos aparentemente com grande cuidado quanto à sua veracidade.)
ResponderEliminarDe qualquer forma, gostaria de perguntar ao JCA em que passagem de que Evangelho é que aparece Jesus a dizer isso.
As cópias mais antigas de evangelhos que possuímos datam de vários séculos depois de Cristo, logo foram mais do que traduzidas e alteradas antes e depois. No entanto, utilizando as técnicas de análise que os estudiosos do Novo Testamento usam podemos presumir que a leitura mais difícil é provavelmente a mais antiga e próxima da verdade (ver Bart Ehrman). Mas há muitas cópias do evangelho, é só encontrar a que se prefere...
EliminarPrezado Luís Lavoura
EliminarEsta ideia aparece em várias passagens do Evangelho: Mateus 18: 35, Marcos 11: 25, Mateus 6: 14-15. Citando a última passagem:
"Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso pai celeste vos perdoarás a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso pai vos não perdoará as vossas."
Os escritos de Josefo são anteriores aos evangelhos e os mais fiáveis. Importante mesmo, para mim, é conhecer os evangelhos apócrifos, nomeadamente de Tiago, irmão de Jesus, e Maria. Estes eu gostava de conhecer pois parecem divergir dos adotados pela igreja católica. Jesus Cristo proporcionou ao Homem a possibilidade de recuperar a sua inocência, de reconhecer e abandonar a barbárie, independentemente das atrocidades que tenha cometido. É isto que mais me fascina na mensagem de Jesus Cristo.
ResponderEliminarSó li os textos canónicos. Os Evangelhos do Novo Testamento são a fonte principal sobre Jesus. O historiador E. P. Sanders em "A verdadeira história de Jesus" diz, no entanto, que é um grande exagero dizermos que não se sabe nada ou pouco sobre a vida de Jesus. Há alguma segurança e fiabilidade nos relatos. Por exemplo, está provado que Paulo escreveu as suas cartas sem ter lido os Evangelhos (as cartas foram escritas antes mas publicadas depois dos Evangelhos) e os autores dos Evangelhos não conheciam as cartas. Ou seja, há independência nas fontes. Os Evangelhos (escritos originalmente em grego, apesar de Cristo ter ensinado em aramaico) foram redigidos numa época próxima da que Cristo viveu e estavam ainda vivas várias pessoas que o conheceram. Segundo Sanders, existe mesmo uma superioridade de provas existentes sobre Jesus, em comparação com Alexandre o Grande, nomeadamente sobre o que cada um pensava.
ResponderEliminaré um grande exagero dizermos que não se sabe nada ou pouco sobre a vida de Jesus [...] está provado que Paulo escreveu as suas cartas sem ter lido os Evangelhos
ResponderEliminarIsso é bastante irrelevante, porque as cartas de Paulo pouco ou nada dizem sobre a vida de Jesus!
Os Evangelhos foram redigidos numa época próxima da que Cristo viveu e estavam ainda vivas várias pessoas que o conheceram.
Sempre li o contrário. Os Evangelhos foram escritos todos pelo menos um século depois de Jesus. Na melhor das hipóteses, li um autor a dizer que o Evangelho mais antigo de todos seria o de João, que teria sido escrito em 70 dC - quando Jesus já tinha morrido há uma geração e já teriam morrido grande parte dos que o conheceram. Os Evangelhos de Marcos, Lucas e Mateus foram escritos já no século II.