sábado, 14 de setembro de 2019

Evaporação para leigos

O ciclo da água é matéria da escola primária, que parece que agora se chama primeiro ciclo. Nele aprendemos todas as vias e formas em que a água circula no planeta Terra. A EPAL tem um gráfico giro na sua página de educação infantil:



Os gráficos que ilustram o ciclo da água têm normalmente uma falha: não incluem como a água circula dentro das cidades, mas basicamente quando chove ou entra no esgoto, ou evapora, ou cai em jardins urbanos. Quando há um rio alguma escorre para o dito.

Uma barragem é um lago artificial construído por humanos e é basicamente um stock de água que permite que numa certa proximidade da barragem se tenha acesso a água ininterruptamente. Desde há algum tempo que a construção de barragens é precedida por um estudo de impacto ambiental. Obviamente, no estudo de impacto ambiental o facto de a água evaporar da barragem não conta como um efeito negativo. A água também evapora de lagos, rios, e mar -- em maior volume do que em barragens -- e ninguém encara isso como mau. Uma barragem, e mesmo a água que evapora da mesma, suporta as plantas e os animais locais, mas também permite actividades humanas, como a produção de electricidade, irrigação, actividades de lazer, distribuição de água para consumo humano, etc.

Na Califórnia, desde 2008, começaram a usar-se bolas de plástico negras -- bolas de sombra -- para cobrir os reservatórios de água para evitar que a exposição à luz solar levasse a que a água depois de tratada reagisse com o bromo, produzindo bromato, que é uma substância que causa cancro--a Environemntal Protection Agency requer que se cubram os reservatórios cuja água seja destinada a consumo humano. Depois de instaladas, descobriu-se que as bolas de sombra reduziam bastante a evaporação de água, mas também impediam que os pássaros tivessem acesso à água, e reduziam o crescimento de algas e consequentemente a necessidade de tratar a água com quantidades mais altas de cloro.

Agora fala-se que, como a produção de bolas de plástico também consome água, os benefícios na redução da evaporação só começam a occorrer mais de ano e meio depois das bolas de sombra serem instaladas. Eu também diria que a produção do plástico produz bastante poluição e não é um material biodegradável, apesar de reciclável. Depois há o custo das bolas de sombra que ascendeu a $34,5 milhões de dólares na Califórnia.

Onde é que a evaporação me parece ser mais problemática? Nas cidades porque a água que cai nos telhados e asfalto evapora muito depressa, dado que o betão e o vidro dos edifícios e o asfalto absorvem o calor do sol, que libertam aumentando a temperatura nos centros urbanos. E ao evaporar tão rapidamente, esta água não vai alimentar as bacias hidrográficas.

Em Portugal, a questão do ciclo da água nas cidades ainda é mais problemática porque o planeamento urbano é mau e as práticas de gestão urbana não fazem sentido. Por exemplo, em Coimbra decidiram que aplicar um compósito impermeável na caleira das árvores era uma boa ideia. Reparem que não tendo a água da chuva maneira de ser absorvida pelo solo, a probabilidade de inundações nos centros urbanos aumenta. Para além disso, as árvores dos centros urbanos precisam que a água consiga penetrar no solo ao pé da base do tronco de forma a chegar às raízes, senão as árvores morrem.

As árvores têm uma função muito importante nos centros urbanos porque para além de absorverem água durante eventos de intensa chuva e retardarem inundações, também melhoram a qualidade do ar, melhoram o nível de stress dos cidadãos, e reduzem a temperatura no exterior, o que diminui a necessidade de usar ar condicionado. É lógico que em Portugal quase ninguém tem dinheiro para pagar a conta de electricidade do ar condicionado, nem há dinheiro para pagar as contas dos hospitais quando os mais fracos começarem a ser vítimas de insolações. Mas se Portugal fosse um país em que as pessoas fossem minimamente informadas, não estaríamos a discutir matéria da escola primária no espaço público de uma maneira tão infantil, que a única coisa que se aprende é que muitos portugueses precisam de repetir a escola primária.

Fica aqui uma notícia acerca das árvores nos centros urbanos americanos, as zonas mais pobres são também as que têm menos árvores. Gostaria que prestassem atenção à qualidade do serviço público prestado pelos jornalistas.

"If we show you a map of tree canopy in virtually any city in America, we're also showing you a map of income," says Jad Daley, president and CEO of the nonprofit American Forests. "And in many cases we're showing you a map of race and ethnicity."
Fonte: NPR

1 comentário:

  1. A evaporação nas barragens tem efeitos que podem ser negativos. Se a água evaporada chovesse onde nós queremos os efeitos seriam positivos, mas não chove. A água não é produzida nas barragens, se ela está lá, não está nos lençóis freáticos a jusante, por ex. e, no limite, pode-se perder tanto por evaporação e a jusante que a barragem deixa de se justificar, as barragens não panaceias universais.
    E por favor não tornem a gestão da água uma coisa esquerda-direita como fizeram com a gestão da floresta e com as alterações climáticas. Dá sempre mau resultado.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.