terça-feira, 12 de novembro de 2019

Caixote do lixo

Ao discutir com um amigo facebookiano o abandono do bebé no caixote do lixo argumentei que um caixote do lixo é um sítio bastante frequentado e, como tal, a probabilidade da criança ser encontrada viva é bastante alta, só tem o problema de ser considerado um sítio sujo. Depois comecei a pensar no que é um caixote do lixo.

Para muita gente, um caixote do lixo é um sítio onde nós vamos deixar coisas que já não queremos ou que não têm utilidade, mas para outras pessoas, os caixotes do lixo são locais onde vão buscar coisas, inclusive comida, que normalmente associamos a locais limpos. Por exemplo, em Nova Iorque o movimento freegan é bastante popular e neste movimento, as pessoas procuram por comida em caixotes do lixo.

Não estou a defender que se deixem recém-nascidos em caixotes do lixo, mas há alternativas bem piores.

6 comentários:

  1. Bom dia Rita

    Parece que não foi num caixote de lixo mas sim num ecoponto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lixo supostamente reciclável. A China deixou de o aceitar, talvez vá para o Bangladesh.

      Eliminar
  2. "Parece que não foi num caixote de lixo mas sim num ecoponto."

    Não me parece que mude muito.

    Mas a grande diferença aqui é entre pôr "dentro do" ou "junto ao" caixote do lixo (as noticias não são muito claras, mas parece-me que foi "dentro") - "junto ao" caixote do lixo é dos sítios em que há maior probabilidade do bebé ser descoberto (já que as pessoas vão lá deitar o lixo); "dentro do" caixote do lixo deve ser dos piores sítios para ser descoberto - se não chorar as pessoas simplesmente vão pondo mais lixo em cima e em princípio acabaria por ser triturado pelo caminhão da recolha.

    ResponderEliminar
  3. «só tem o problema de ser considerado um sítio sujo....»
    injustamente, claro.
    e nunca são despejados. e quando são, o trabalho é muito cauteloso meticuloso.

    enfim...

    rui

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela podia ter deixado a criança num bonito jardim. Era mais romântico e menos sujo, mas não sei se teria sido encontrada tão depressa. Assim, até temos vídeo do ecoponto. Viva o séc. XXI.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.