segunda-feira, 19 de julho de 2021

Os medíocres

O Arkansas aqui ao lado é um dos estados em que a variante Delta de Covid-19 está a fazer mais estragos; também é um dos estados que tem uma taxa de vacinação mais baixa, na ordem dos 44%, o que é 1% a mais do que o Tennessee, onde eu vivo. Aliás, o TN apareceu esta semana nas notícias porque o estado decidiu terminar a campanha de vacinação de menores. O Jimmy Fallon até tem um slogan novo para o turismo do meu actual estado: "Tennessee: Come for the music, stay for the polio." Os americanos são muito bons a publicitar os seus próprios podres e a deixar passar a pior imagem do país.

A média semanal de casos no Arkansas é de 990, enquanto que no Tennessee é de 551. Um factor muito importante é o tamanho da população e o Arkansas tem 2,9 milhões de pessoas, enquanto que o Tennessee tem 6,3 milhões. Estes números são mais baixos do que os que se observam em Portugal nesta altura: média semanal de casos de 3110 pessoas para uma população de 10,2 milhões e 45% da população totalmente vacinada. 

Segundo me contam os meus amigos portugueses emigrantes ou que têm dupla nacionalidade como eu, quem leva a vacina no estrangeiro e entra em Portugal conta para as estatísticas portuguesas de vacinação, logo convém os emigrantes irem a Portugal este verão. Os portugueses são craques em aldrabar estatísticas para demonstrar que estão melhor do que o que realmente estão, mas como em tudo, algum dia iremos saber a verdade. Só que nem todos, porque decerto alguns morrerão pelo caminho. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.