terça-feira, 28 de setembro de 2021

Preparem-se agora

A frequência de notícias sobre a falta de gás natural na Europa intensifica-se e crê-se que o problema poder-se-á espalhar à América do Sul, Ásia, etc.

Desde a Administração Obama, mais precisamente em Maio de 2011, que os EUA se tornaram exportadores líquidos de gás natural por causa do "fracking" (usando água), uma tecnologia que remonta a 1947 e que começou a ser mais estudada durante a Admininstração Bush I, mas que só com o Obama atingiu o seu potencial. Se calhar, até se recordam de ocasiões esporádicas em que houve preços negativos de gás natural, quando havia excesso de oferta, sem que houvesse como transportar tanto produto. Este ano não deve ser assim.

Como é que os americanos se tornaram exportadores de produtos derivados do petróleo? Por causa das crises do preço do petróleo na década de 1970. O Presidente Jimmy Carter foi o primeiro a contemplar a ideia de os americanos se tornarem independentes em energia. Os presidentes que se seguiram começaram a trabalhar nas políticas de diversificação de produção: fracking, biodiesel e etanol, e energias renováveis. Só demorou uns 35 anos, que é menos de uma ditadura em Portugal.

Há muita gente ainda a celebrar os resultados das autárquicas, mas se o inverno for muito frio, os novos autarcas poderão ter em mãos uma situação catastófica poucos meses após assumirem funções, logo há que precaver-se. Há que fazer um levantamento dos pontos mais fracos de cada autarquia o quanto antes e depois delinear um plano para lidar com os problemas antes que eles apareçam. O governo central tem de coordenar os esforços e fazer triagem de recursos. É mesmo preciso haver plano B porque ainda nem nos livrámos da pandemia.

Não pensem que terão tempo de esperar que a UE acuda Portugal porque a UE vai estar de mãos cheias. Sabemos que a Europa envia dinheiro se morrer muita gente, mas dá mau aspecto deixar morrer as pessoas só para se ter mais uma bazuca.

4 comentários:

  1. Ficou por perceber por que é que este inverno vai haver em Portugal uma catástrofe climatérica...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Portugal é dos países que mais sofre no inverno, dado que as casas são muito frias e o aquecimento é muito caro. Se em anos em que os preços de gás natural são mais baixos a mortalidade aumenta imenso, num ano em que temos uma pandemia, mais preços de gás natural altos, podemos prever com bastante confiança que o risco de uma tragédia é considerável.

      Eliminar
    2. Gás natural?! Quantos portugueses depondem de gás natural para o seu aquecimento?! Arrisco um número: 0%.

      Eliminar
    3. Se o gás natural gor usado para produzir electricidade (não esquecer que em Portugal temos um sistema misto de produção de electricidade) o preço desta irá reflectir o custo do gás.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.