Brevemente, os cães, os gatos, e as suas pulgas terão mais direitos do que as pessoas na República Portuguesa.
Um blogue de tip@s que percebem montes de Economia, Estatística, História, Filosofia, Cinema, Roupa Interior Feminina, Literatura, Laser Alexandrite, Religião, Pontes, Educação, Direito e Constituições. Numa palavra, holísticos.
quinta-feira, 14 de abril de 2016
Os bullies...
A Segurança Social vai voltar a publicar a lista de devedores. A Autoridade Tributária ainda publica. Isto é uma violação da privacidade dos portugueses, que os expõe a crimes de usurpação de identidade, pois os NIFs ficam públicos e na Internet, mas até é aconselhável dar o nosso NIF a qualquer pessoa que nos venda um café. Se eu fosse hacker, pegava na informação e escrevia um software para tentar entrar nas contas dos contribuintes no Portal das Finanças. Tendo o NIF, só falta descobrir a palavra chave.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Não é brevemente. Já têm. Diariamente, jornais, televisões e redes sociais são ocupados com processos de expiação colectiva, complementados com linchamento mediático, de uma maneira que nem aos cães é permitido tratamento equivalente semelhante.
ResponderEliminarNem mais.
ResponderEliminarRita, o triste é que essas coisas são muito, muito populares na sociedade Portuguesa e, claro, os governos aproveitam essa forma de angariar votos. Tudo quanto tenha a ver com o Estado imiscuir-se na privacidade das pessoas é extremamente aplaudido pela sociedade Portuguesa em geral. O conceito de privacidade, ancestralmente, nunca foi um conceito particularmente valorizado. Mais o contrário, até.
ResponderEliminarEsta medida vai ter a virtude, se assim se pode dizer, de pôr a nu a desordem que vai nos serviços da Segurança Social, no tocante a dívidas, quer dos beneficiários, quer das entidades patronais. Digo isto porque, estou convencido, vão ser publicitados muitíssimos casos de falsos devedores. Aguardemos.
ResponderEliminarNem mais! Tenho um amigo meu que viu as Finanças entrarem-lhe pela empresa dentro a dizer que ele devia dinheiro. Ele teve de pagar e agora está a contestar, pois tem provas de que pagou tudo o que devia. Mas enquanto contesta, o estado tem um empréstimo de borla...
EliminarSou a favor, antes mais, de transparência! O sigilo no assunto em discussão é desconcertante, uns pagam religiosamente, outros fogem e muitos vão parar aos paraísos fiscais. Vivemos acima das nossas possibilidades? Estou saturada de tanta corrupção, de tanto oportunismo!
ResponderEliminarO que não se vê não se sente.
Para certas castas, o Panama Papers, o Suisse Leaks e derivados são uma maçada...
O estado pode perfeitamente cobrar a quem lhe deve sem ter de publicar esta informação. Isto não é transparência, é abuso.
EliminarQuem não deve não teme e a publicitação é uma forma de voyeurismo e condenação moral e que em muitos casos leva logo a que as dívidas sejam saldadas. Se tiver as contas em dia nada tem a temer. A privacidade continua a ser garantida a quem tiver as contas em dia, quem infringe não deve ter assegurados os mesmos direitos que quem cumpre, isto parece-me lógico. Caso haja enganos imputáveis à Segurança Social e um indivíduo seja lesado a Segurança Social deve ser responsabilizada por isso.
ResponderEliminar