domingo, 14 de maio de 2017

As três qualidades indispensáveis de um político

Num célebre texto intitulado “A política como vocação” de 1918, Max Weber estabelece três qualidades indispensáveis (ou ideais) de um político: a paixão, o sentido de responsabilidade e a moderação - mesura é a palavra que aparece na tradução que li. A paixão significa a entrega apaixonada a uma causa. Todavia, a paixão deve ser movida pelo sentido de responsabilidade. Caso contrário, não passará de um romantismo estéril, de que sofrem muitos intelectuais. Daí a necessidade da terceira virtude: a moderação, isto é, a capacidade de aprender com a realidade, de saber ler os seus sinais, de escutar os seus apelos e apreender a sua complexidade. Esta moderação é fundamental para criar distância. Uma distância em relação a tudo, a começar pela distância em relação a si próprio. Sem essa distância, o político cai inevitavelmente na vaidade, uma doença que afecta muita gente, nomeadamente académicos e cientistas. Mas a vaidade é especialmente perniciosa no caso dos políticos, devido ao mal que pode fazer aos outros e os outros podem ser uma nação inteira, e, hoje, acrescento eu, pode até ser o mundo inteiro. A vaidade é o gosto do poder pelo poder. É a ânsia de aparecer, de produzir um efeito, típico do demagogo. Por isso, o político corre o risco de se tornar um comediante ou de não tomar a sério a responsabilidade dos seus actos e de se preocupar somente com a impressão que faz. Da vaidade nascem os dois pecados mortais da política: 1) a ausência de finalidades objectivas; 2) a irresponsabilidade.

2 comentários:

  1. Boa reflexão, neste tempo de eleições autárquicas, onde abundam exemplos de pessoas que se deixaram corroer pela vaidade, querendo manter ou reconquistar o poder a qualquer preço.
    Esperemos que os eleitores votem responsavelmente e afastem esses maus políticos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Por acaso, confesso, escrevi a pensar nalguns desses casos que menciona no seu comentário, que são, infelizmente, muitos.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.