domingo, 29 de setembro de 2019

Já sabe?

O Furacão Lorenzo acabou de intensificar para categoria 5, nas últimas horas. Como esta tempestade vai passar perto dos Açores daqui a uns dias, alguém se certifica que o nosso ilustre Primeiro Ministro sabe do que está para vir? É que quando as coisas correm mal, ele nunca sabe de nada, logo convém informar antes.

Fica aqui o link para a página do National Hurricane Center com o percurso projectado da tempestade. E também vos deixo o link para os avisos que o NHC emitiu e está a emitir para o Lorenzo. Se têm família na área, convém entrar em contacto e acompanharem a situação. Uma tempestade deste tamanho não têm precedente nesta região e não se sabe mesmo o que poderá acontecer, logo o melhor é terem planos de contingência. Têm até Terça-feira para se preparar.

Aqui está a lista de preparativos aconselhada pela Cruz Vermelha Internacional (em inglês).

O governo americano aconselha as famílias a fazerem um plano, cujas indicações podem consultar neste link (em inglês).


1 comentário:

  1. "alguém se certifica que o nosso ilustre Primeiro Ministro sabe do que está para vir? É que quando as coisas correm mal, ele nunca sabe de nada, logo convém informar antes."

    - O PM obedeceu prontamente:

    "Lorenzo: Costa telefonou a Vasco Cordeiro sobre passagem de furacão nos Açores"
    https://www.publico.pt/2019/09/30/local/noticia/lorenzo-costa-telefonou-vasco-cordeiro-passagem-furacao-acores-1888311
    "Mantendo-se as previsões da trajectória, diz a entidade, o centro do furacão deverá passar muito próximo do grupo Ocidental dos Açores, formado pelas ilhas das Flores e do Corvo, afectando assim todo o arquipélago na quarta-feira."
    LUSA, 30 de Setembro de 2019, 0:55

    Aqui, o jornal esteve mal: "Açorianos não se inibem de tomar medidas de prevenção", porque "o vento rondará os 190 quilómetros por hora" [O resto do artigo esclareceu-me bem]
    https://www.publico.pt/2019/10/01/sociedade/noticia/lorenzo-perde-intensidade-caminho-acores-acorianos-preferem-prevenirse-pecar-excesso-1888418?utm_term=Um+susto+chamado+%22Lorenzo%22.+As+sete+novidades+no+Codigo+de+Trabalho&utm_campaign=PUBLICO&utm_source=e-goi&utm_medium=email
    Rui Pedro Paiva e Mariana Oliveira
    1 de Outubro de 2019, 0:01

    PS: Acho que a jornalista Fernanda Câncio precisa da ajuda de Rita R. Carreira por causa de umas, no mínimo, parvoices publicadas pelo rapper Valete e denunciadas por esta, a que aquele não respondeu de modo aceitável entre pessoas de bem.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.