quarta-feira, 30 de junho de 2021

Falhas

Nos últimos dias, ficámos a saber que a queda do prédio de apartamentos em South Beach era perfeitamente evitável. Os riscos estavam documentados e até havia orçamento das obras, só que as pessoas torceram o nariz porque o custo era alto, na ordem dos milhões de dólares, dado o estado avançado da deterioração do edifício. Agora o dinheiro será gasto na operação de recolha dos corpos, destruição do edifício, perda de vidas, etc. Não sei muito bem até que ponto a seguradora será responsável, dado que a decisão de não fazer obras coube aos condóminos. 

Isto é tudo sector privado e quem acha que o sector privado é, por definição, sempre mais eficiente do que o sector público tem aqui um belo exemplo de uma falha de mercado, como é denotado em economês. Depois deste desastre completo, aposto que pelo menos as autoridades locais irão passar legislação para lidar com problemas deste tipo. É para isso que serve o estado.

O factor sorte também tem muito a ver, claro está. A ponte M de Memphis está encerrada desde há algumas semanas porque encontraram uma viga rachada. Vai-se a ver e há uns anos houve alguém que se passeava de canoa no rio Mississippi e notou que estava alguma coisa partida. A pessoa tirou fotos e enviou para um gabinete que enterrou a coisa e nada mais se soube ou fez. 

Este ano houve uma inspecção e lá se descobriu a coisa oficialmente. O inspector ficou tão assustado que telefonou para o 911 para fecharem a ponte. Coitada da telefonista, que nem sabia para onde enviar o telefonema. Mesmo assim, a ponte foi fechada quase de imediato e já estão a trabalhar nas obras. Tivemos sorte que a ponte não tivesse partido antes, mas quando a falha ficou documentada por canais oficiais, o sector público agiu com celeridade. 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.