domingo, 25 de julho de 2021

A bela vida no Tennessee

De Quinta-feira a Sábado, no parque de estacionamento da igreja Baptista ao pé da vizinhança, há um vendedor ambulante de hortaliças e frutas. A mercadoria vem de uns agricultores menonitas aqui do Tennessee, mas não me recordo exactamente de onde, e quem me informou da origem dos produtos foi o rapaz que me veio entregar uns vasos enormes que eu comprei no ano passado. Esse rapaz trabalhava na loja de jardinagem e o filho dos donos da loja de jardinagem é que é o vendedor ambulante de fruta. O rapaz disse-me que também ajudava nessa operação. Os americanos contam a vida toda.

Paguei-lhe $50 pela entrega: os três vasos tinham custado mais de $500 e foi porque estavam com 50% de desconto. Quando o senhor que me corta a relva viu o preço marcado de um ($299) olhou para mim com grande incredulidade; afinal ele só me cobra $30 para cortar a relva, mas costumo ser bastante generosa nos serviços que ele me presta. Correndo o risco de parecer intrometida e crítica das escolhas dos outros, já reparei que ele tende a não trabalhar quando acumula um bocadinho de poupanças.

Os menonitas são um grupo de pessoas parecido com os Amish, só que enquanto que os Amish não usam tecnologia moderna, ou seja, ainda vivem como viviam no século XIX, os menonitas usam algumas modernices, como telemóveis, automóveis, equipamento agrícola... Isto é mesmo uma definição bastante rudimentar porque a origem dos dois grupos é mais complicada. No entanto, foi assim que me explicaram há uns largos anos, quando eu estava num evento agrícola e vi um senhor menonita ao telefone, mas cujas roupas, corte de cabelo, etc. me pareciam estranhos, tipo amish.

Apesar de não haver muita variedade de produtos à venda, tudo o que oferecem ao público é muito saboroso e vistoso. Os tomates, pêssegos, beringelas, melancias, pimentos, etc., parecem tirados de um anúncio de fruta cara. A única coisa que não vendem é verduras. Ontem à tarde passei por lá e levei a irmã da minha vizinha que está de visita por causa da saúde da mãe. Ficou encantada com a aparência dos tomates porque na Califórnia, onde vive, não há tomates assim. A Califórnia especializa-se em tomates para ser enlatados. Estes que nós comprámos pareciam ser os Red Beefsteak e alguns "heirloom"(especies antigas), que são tomates para se consumir frescos, para além de poderem ser cozinhados.

Quando regressámos ao carro, começa a dizer "Now that I am here..." e eu pensei que ela ia elogiar a óptima qualidade de vida que se tem em Memphis, em que até se compra hortaliças perto de casa muito em conta, há muitas árvores, é tudo muito verdejante, não há filas de trânsito, etc. "... you could teach how to cook", termina ela.

1 comentário:

  1. A fruta muito perfeita deve ter sido tratada com herbicidas, passada por raios gama e passada por crivos de tamanhos. Provavelmente não é a mais saborosa...

    É verdade que com um bom refogado se fazem mil pratos. Mas os americanos nem sabem usar faca e garfo...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.