terça-feira, 13 de julho de 2021

As Mulheres ao Leme

A Christine Lagarde anunciou hoje que a política monetária de apoio à UE vai mudar de formato brevemente, quer dizer, daqui a 10 dias. Será interessante ver o que ela vai cozinhar, mas parece-me ter o diagnóstico correcto: precisa de mudar porque o que está em vigor não funciona, dado o processo contínuo de empobrecimento da UE. 

Também hoje, a Janet Yellen, Treasury Secretary dos EUA, decidiu dar uns conselhos à UE: política monetária expansionista e necessidade de maior apoio da política fiscal. É irónico que os EUA estejam a dizer à Europa que gaste mais dinheiro para acelerar o crescimento; normalmente, os europeus acusam os americanos de ser forretas e de não se importar com o bem-estar dos cidadãos. O certo é que quando é preciso gastar, os americanos gastam. 

O GDPNow é um modelo da Reserva Federal de Atlanta, que tenta estimar o crescimento do PIB americano neste momento, e indica uma taxa de crescimento de 7,86%. Até nem é mauzito...

4 comentários:

  1. Não gastam na saúde e acabam com esperança média de vida inferior aos europeus, mesmo com pib per capita superior!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que gastam mais com saúde do que os europeus, isso é mais do que sabido. Os americanos têm mais comportamentos de risco do que os europeus, mas o acesso a saúde neste momento está bastante facilitado e até é barato, se a pessoa quiser ter. Como ter seguro de saúde é escolha individual, algumas pessoas não querem ter ou só se lembram que precisam quando estão doentes. Quanto ao custo do seguro de saúde, depende muito de onde se trabalha e dos rendimentos da pessoa, mas no geral é bastante mais barato do que os impostos que se pagam na Europa. Para além disso, para os mais pobres, o governo subsidia o acesso a seguro de saúde. Até os emigrantes ilegais são subsidiados em alguns sítios.

      Eliminar
  2. "parece-me ter o diagnóstico correcto: precisa de mudar porque o que está em vigor não funciona, dado o processo contínuo de empobrecimento da UE. "

    Concordo com o tom geral do teu post, mas esta parte aqui fez-me cócegas. Lagarde tem o controlo da política momentária. Não é com política monetária que se alteram os problemas estruturais da Europa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não considero a política monetária da UE independente da fiscal neste momento, dado que o BCE se comprometeu a comprar dívida pública independentemente de essa dívida ser usada para crescimento ou não. Ou seja, a política monetária funciona como um aval da política fiscal.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.