quarta-feira, 14 de julho de 2021

Um querido

Andei de cadeira de rodas outra vez, depois de uma pequena intervenção cirúrgica no periodentista. Há quase um ano, ele tinha feito uns enxertos para reconstruir o osso e alguns dentes tinham sido tirados, apesar de todos saudáveis.  Depois, com um laser, limpou o osso em redor dos meus dentes. Saí de lá com cara de elefante, mas é a tal história de eu ter uma doença autoimune e um dos problemas é mesmo o bioma da minha boca que tem umas bactérias que atacam o osso. 

Dessa vez, sem contar com o seguro, paguei mais de 15 mil dólares (tive um desconto de 5% porque paguei a pronto) e agora paguei quase 4 mil dólares para ele meter quatro parafusos para colocar implantes (e dizia a Maria, no post anterior, que os americanos não gastavam dinheiro na saúde; ainda por cima, já não ofereceu o desconto de 5% porque diz que deixaram de dar). Mas também tive de pagar algum dinheiro no dentista normal para serviços complementares, foi uns 5 mil dólares. Agora para terminar os implantes, ainda vou ter de pagar mais no dentista. O seguro dentário só comparticipa uns 2 mil dólares por ano, logo o tratamento foi feito em dois anos para assim poder ter mais comparticipação.

Não imaginam a odisseia que é limpar os dentes. As enfermeiras e o periodentista insistem que é preciso não me esquecer, no mínimo, do FBI: Floss, Brush, Irrigate. Usar o fio dental, lavar dois minutos com escova de dentes automática, usar uma maquineta para irrigar entre as gengivas e os dentes com uma solução de água e lixívia (90%-10%). Depois também limpar a língua e usar as mini-escovas entre os dentes. É uma seca fenomenal; estou farta de dentes.

Como só levei anestesia local, estive acordada durante a cirurgia e coitadinha da minha pressão arterial que quando me sentei na cadeira estava nos 117/71, quando o normal é 100/70. Também houve o pequeno detalhe de ele me ter receitado um calmante e de eu não ter recebido um na farmácia, logo não tomei. O outro detalhe foi eu não ter lido as instruções dos medicamentos antes da cirurgia, logo não me apercebi que faltava qualquer coisa. Oops...

Bem, mas um dos benefícios de se viver nos sul é que, enquanto ele esburacava a minha boca, dizia: "You're doing great, dear, I'm so happy with how everything looks." E se eu suspirava um bocadito, perguntava logo "Are you OK, sweetie?.." Não faço ideia que coisas dirá aos homens, mas parece-me que as mulheres são beneficiadas. 

Quando cheguei a casa, a construção civil que ocorreu na minha boca começou a doer, logo tomei uns analgésicos e fui dormir. Acordei, umas quatro horas depois, e tinha uma mensagem do médico que me tinha telefonado às 18:30 e me informava que, se eu tivesse algum problema, podia telefonar para o telemóvel dele.      

4 comentários:

  1. Ah eu sempre fiz primeiro escovar os dentes e depois fio dental...estou errada? Ooops.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha dentista prefere fio dental e depois escova; o periodentista diz que é indiferente, mas o FBI tem essa ordem para ajudar as pessoas a lembrarem-se pela sigla.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.