segunda-feira, 19 de maio de 2014

euandi: Descubra em quem quer votar nas Eleições Europeias

As Eleições Europeias estão a menos de uma semana de distância e, para muitos, a intenção de voto definir-se-á nos próximos dias. Mais uma vez a democracia europeia será posta à prova. Será que, pela primeira vez, e  como consequência duma maior (ou mais visível) influência da UE nas economias nacionais, os eleitores se concentrarão em eleger aqueles que melhor representam os seus valores e opiniões? Ou continuarão os mesmos a utilizar o seu voto para sinalizar o seu apoio (ou falta do mesmo) para com o seu governo nacional, deixando a importante composição futura do Parlamento Europeu para segundo plano?

O Instituto Universitário Europeu juntou uma equipa de mais de 120 investigadorese desenvolveu uma aplicação que ajuda os eleitores a perceber quais os partidos com que mais se identificam: o euandi. A premissa é simples: o utilizador dá a sua opinião sobre 30 afirmações e a aplicação identifica quais os partidos cujas respostas estão mais próximas das do utilizador. O tempo de utilização médio é de 7 minutos, tornando este exercício extremamente rápido e eficaz. Por isso, se ainda não sabes em quem votar, não percas mais tempo, o euandi está à tua espera:

http:\\www.euandi.eu

Mas o projecto euandi não se fica por aqui. Dando uma passo ainda maior, o euandi permite também aos utilizadores a criação e/ou participação em comunidades que apenas têm como fronteira a velocidade da ligação de internet que estiverem a usar. Qualquer utilizador que dê autorização para que os seus dados sejam partilhados pode procurar ou ser encontrado por pessoas com ideais similares aos seus em toda a UE. (O euandi conta com a contribuição do  Berkman Center for Internet and Society da Universidade de   Harvard para garantir que a privacidade dos utilizadores não é posta em causa em nenhuma circunstância).

Mesmo  aqueles utilizadores que optarem por não partilhar as suas informações pessoais estarão a contribuir para uma base de dados completamente anónima que, com opiniões de milhões de utilizadores, e o posicionamento de centenas de partidos, será a maior base de dados sobre Eleições Europeia alguma vez criada. (A mesma será disponível a todos os investigadores e ao público em geral o mais rapidamente possível após a realização das Eleições).

Para mais informações, podem consultar http://euandi.eu/abouteuandi.html ou deixar um comentário em jeito de pergunta aí em baixo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.