O primeiro foi em Coimbra, no qual eu e várias amigas nos reunimos no À Capella. A minha amiga Sofia S. tinha-me falado neste local e tinha-me prometido levar-me lá na minha próxima visita e eu fiz uma nota mental e depois relembrei-a da promessa. Então, o jantar começou com ela e eu e depois juntaram-se mais umas amigas. O giro é que era tudo mulheres e de várias gerações. Na varanda do À Capella, há uma vista fabulosa de Coimbra. É mesmo um sítio especial. Jantámos e conversámos e, pelo meio, havia uns intervalos em que se cantava fado de Coimbra.
Ficámos até ao fim do espectáculo e depois demorámos muito tempo a planear o que fazer a seguir. A Sofia sugeriu ir dançar, mas nada se concretizou. Toda a gente saiu do restaurante menos nós e um outro grupo de pessoas. Nesse grupo havia uma jovem, que parecia ter idade de andar na escola secundária, e estava acompanhada por pessoas mais velhas. Talvez alguém com os pais e amigos destes, pensei eu. O restaurante já tinha as portas fechadas e eu até pensei ser estranho nós ainda não termos sido convidadas para sair. Esta flexibilidade é uma coisa boa portuguesa; se fosse nos EUA, tinham-nos chutado para a rua.
A certa altura, algumas pessoas sobem ao palco e começam a preparar-se para actuar. Nós tivemos o bom senso de não levantar acampamento. Ia ser mais fado e a fadista ia ser a jovem da mesa ao lado. Fez-se silêncio e ela começou a cantar. Quando ela começou, senti o meu corpo vibrar e arrepiei-me com o som da sua voz. Claro que chorei! Eu choro em público quando vale a pena. A jovem, de seu nome Beatriz, estava a actuar para uns produtores e nós, por acaso, estávamos no sítio certo, à hora certa para também a ouvir.
Durante a actuação ela fez alguns intervalos e veio conversar connosco. Tem 17 anos, anda no secundário, e já canta fado há vários anos. É uma pessoa tão cândida, sabe mesmo bem estar ao pé dela. Estava para sair um disco dela em Janeiro, mas ainda não saiu. Mas está para sair agora e a Beatriz, que é super-simpática e com quem eu falo no Facebook, tem a gentileza de me dizer sempre que alguma coisa está para acontecer. E agora eu vou retribuir a gentileza dela e vou dizer-vos a última coisa que aconteceu: finalmente, temos um vídeo da Beatriz a cantar fado. Está na página profissional dela no Facebook.
Olá Meus Queridos! Nesta época, tão especial, quero levantar uma pontinha do véu e mostrar-vos um pouco do que vai ser o meu álbum de estreia.Uma Feliz e Santa Páscoa!!Beijinhos, Beatriz"Pintadinho" José Mariano/José António SabrosaBeatriz voz Ricardo Dias piano Bernardo Couto guitarra portuguesa Carlos Manuel Proença violaBernardo Moreira contrabaixo Gravado e misturado/recorded and mixed por/by Mário Barreiros no/at à Capella, Coimbra, 24 de Novembro, 2014Produção e realização: Sublimédia
Posted by Beatriz on Saturday, April 4, 2015
Mas neste vídeo, no contrabaixo, está Bernardo Moreira. Eu tive o prazer de o ouvir ao vivo noutro jantar impromptu, este com o meu querido amigo Nuno O., em Lisboa. Não me recordo do nome do restaurante, mas tenho de descobrir, porque quero lá voltar. E talvez encontre mais alguém especial a actuar...
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não são permitidos comentários anónimos.