terça-feira, 23 de agosto de 2016

Olhó mercado

"O valor do financiamento das administrações públicas resultou de um aumento do financiamento obtido junto dos bancos (+3,6 mil milhões de euros) e de outros financiadores residentes (+6,7 mil milhões de euros) e de uma redução do financiamento concedido pelo exterior (-7,6 mil milhões de euros), por via da redução de títulos de dívida (-5,6 mil milhões de euros), a que acresce o reembolso antecipado de empréstimos do FMI ocorrido em Fevereiro de 2016 (-2,0 mil milhões de euros)", pode ler-se na nota publicada hoje pelo Banco de Portugal.

Fonte: Jornal de Negócios, 22/8/2016

Parece que os estrangeiros têm pouco apetite por dívida portuguesa; afinal quando nos dizem que o "mercado" confia em Portugal referem-se ao pessoal que está em Portugal. Só gostaria de saber para onde vai o dinheiro: os gastos e investimento público baixaram, a dívida aumentou. Dava jeito os multiplicadores de 4 que o governo prometeu, pois aposto que a banca quando concede dívida ao sector privado não gera multiplicadores desse calibre. Se gerasse, não haveria tantos bancos falidos...

4 comentários:

  1. Rita, é exactamente a mesma situação de 2011. Só entidades residentes tomavam dívida pública Portuguesa. E agora importa ver o que são as entidades residentes. Há os bancos mas isso já sabemos que os bancos da praça são sempre «forçados» a tomar os títulos da própria, nada a fazer. Mas quem são as restantes entidades residentes? Seguradoras? Hhmmm... Se calhar, se calhar andam a brincar com o fundo da Segurança Social e é essa a "outras entidades residentes".

    Quanto a para onde vai o dinheiro, se olhares para o OE é relativamente simples perceber para onde: despesas normais de funcionamento e estado social. Mesmo sem investimento o Estado Português precisa endividar-se só para se manter em funcionamento com o actual nível de protecção social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É dejá vu, sim, mas neste caso, o BCE é comprador de último recurso. É só isso que impede a Troika versão 2.0.

      Eliminar
  2. Portugal, faz um milhão e meio de euros por hora. Para onde vai este dinheiro todo apesar do gasto das Administrações públicas estar a cair? É simples, paga-se menos agora para se pagar mais no futuro é o jogo da dívida chutada para a frente

    ResponderEliminar
  3. BCE está a comprar menos dívida em Portugal.... Estamos a criar 1 milhão e meio de euros por hora de dívida.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.