terça-feira, 16 de agosto de 2016

Real história trágico-marítima

"Quer o cabelo mais curto?"
"Não. Mais comprido."
A anedota dos meus pesadelos aconteceu-me hoje. Depois da asneira feita, a cabeleireira desatou a gabar o meu cabelo, "que maravilha de cabelo que aqui tem!". Concordei: "tinha, tinha".
Tentou secar-me a careca com um dispersor, mas as peças estavam em autogestão, caía cada uma para o seu lado. Por isso, quando me perguntou se eu preferia um "look wet", eu disse logo que sim, ela espalhou uma gosma na minha cabeça, eu paguei-lhe os 12 euros da carta de alforria e fugi para a rua.
Se nos próximos dois meses virem por aí uma mocinha com a cabeça enfiada num saco, sou eu.
Como se não fosse já suficientemente horrível, tinha esperado imenso pela minha vez e não tinha nenhuma iHola! para ver. É certo que podia ter lido a Siri Hustvedt, acabada de comprar, mas nem sei que me pareceria estar no cabeleireiro sem ser a ler futilidades. De modo que é isto: fui ao cabeleireiro, e saí de lá sem nada - nem dentro nem fora da cabeça.
Se calhar não me devia ter informado sobre o melhor sítio para cortar o cabelo junto ao carrinho da peixeira a quem tinha acabado de perguntar se tinha piça de rei. Não era para mim, era para a minha vizinha que gosta muito desse peixe e ainda mais de imaginar a minha atrapalhação a pedi-lo em público. Pois lá me atrapalhei, lá tive a resposta de que tinham acabado (parece produto muito procurado), e depois perguntei pela cabeleireira, porque havia naquela rua uma que me cortou o cabelo no ano passado e eu tinha gostado muito, mas essa (disseram-me a peixeira e uma freguesa) mudou-se há tempos para a rua de trás ("atrás de onde?", ia perguntar eu, mas fiquei calada) e agora estava muito desleixada. "Muito desleixada", repetiram. "Desarrisca", pensei eu.
Por sorte a tabuleta do Zé Natário acenou-me, toda oferecida, e fui afogar misérias em bolas de Berlim acabadinhas de sair.
Se nos próximos dois meses virem uma mocinha de dimensões muito equilibradas (isto é: com tanto de altura como de largura) e com a cabeça metida num saco, sou eu.

(o "marítima", do título, é por causa da peixeira, e o "real" é por causa do raio do peixe)

(sim, estou em Viana do Castelo)


4 comentários:

  1. No ano passado fui ao cabeleireiro em Portugal. Pintar e secar custou €18 e eu quase morri de pena da senhora. Acho que lhe dei uma gorjeta de €5. Que fazer? Nos EUA, eu pagaria mais de quatro vezes mais. Mas isto até merece um post. Tenho de escrever...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que eu estrago os preços na minha aldeia, por causa do que pago a quem me limpa a casa. Mas não consigo pagar aqueles preços de miséria, sabendo o que a vida custa.
      E ontem, apesar da tragédia, dei uma gorjeta de 2 euros. Foi parvoíce, mas achei que a vida já estava a correr tão mal à desgraçada (a freguesa descontente, o secador todo estragado) que mais valia compensá-la com uma gorjeta.
      Há tempos fiz um "worst tours" no Porto. São arquitectos que mostram a cidade de uma forma muito mais interessante que o circuito turístico habitual, e pedem que lhes paguemos como a uma empregada de limpeza finlandesa. Paguei como a uma empregada de limpeza em Berlim, e eles ficaram espantados com tanto dinheiro. Fez-me muita impressão pensar que haja quem se lembre de pagar menos por um serviço tão excelente.
      Escreve o post, escreve.

      Eliminar
    2. Rita, pintar o cabelo e secar 18 euros? Deve haver engano. Nos cabeleireiros baratos só o brushing custa 10 euros. Fazer madeixas custa à volta de 50 euros, nos módicos. Com tinta Inoa, q é a melhor e q não estraga o cabelo. Só se se está a referir a pintar raizes e não fazer mais nada... Temos, de facto, óptimas cabeleireiras por cá. A minha filha mais velha quando viveu um nyc não conseguiu arranjar ninguém tão boa como a nossa tintureira. E tenho 1 sobrinha austríaca-Suiça, q vive em Geneve, q aproveita quando vem aLisboa para tratar do cabelo....

      Eliminar
  2. Quis fazer um famoso corte e diz que foi erro da cabeleireira :-)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.