terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Ambientalista q.b.

Frequentemente penso que isto de termos a possibilidade de tomar duches e banhos diários é sol de pouca dura. Daqui a umas décadas, não vai haver água suficiente para estes luxos porque não somos muito bons na gestão dos recursos hídricos, especialmente no tratamento das águas. Isto a propósito de aqui em Memphis estarmos sob um aviso de ferver água que sai da torneira porque, com as temperaturas baixas, vários tubos principais de água se romperam e, enquanto o sistema está a ser arranjado, a pressão de água desceu. 

Há uns anos, o aquecedor de água cá em casa teve uma fuga e fiquei com o teto de parte da casa todo estragado. Como ainda estava sob garantia paguei a um canalizador e trocaram por um novo, que foi instalado e não funcionava. O canalizador ficou muito surpreendido e concluiu que o aquecedor devia ser um limão, que é como quem diz um produto defeituoso.

Fiquei muito chateada, fui ao Facebook, e deixei uma mensagem desagradável na página do fabricante do aquecedor de água. Passados algumas horas fui contactada por eles e o problema foi encaminhado para um dos seus gerentes que passou um tempão ao telefone comigo e depois me arranjou um canalizador pago por eles para vir ver o que se passava.

Esse novo canalizador era um autêntico Sherlock Holmes e descobriu que o problema era uma fuga num cano de água quente num dos quartos-de-banho (eu não sou chique, logo não chamo casa-de-banho a uma divisão interior da casa) e, para encurtar esta parte da história, foi assim que eu fiquei com um quarto-de-banho escavacado. 

Ora, o meu Sherlock Holmes dos canos tinha reparado que a temperatura do aquecedor de água estava no máximo e, na verdade, quando eu comprei a casa, a dona anterior tinha-me dito para ter cuidado ao tomar um duche porque a água saía muito quente. O canalizador que eu contratei deixou a temperatura do aquecedor novo também no máximo, que foi como tinha encontrado o outro.

O problema é que quando está muito frio e usamos muita água quente, a água fria que entra para o aquecedor de água tem uma grande diferença de temperatura com a que sai e o material do interior do aquecedor estala. Foi essa a causa do primeiro aquecedor ter avariado. Desde então sigo o conselho deste canalizador e mantenho a temperatura do aquecedor de água na segunda mais baixa (há quatro níveis de temperatura) e, no Inverno, tenho sempre o cuidado de não usar muita água quente de uma vez. 

Foi esse mesmo o plano antes desta tempestade. Não digo que tenha andado a tomar banhos de gato, como se diz por estas bandas, mas tenho tentado conservar água. Ontem de manhã não resisti e lá estive no meu duche, apesar da baixa pressão de água. Até fui rápida, não coloquei amaciador no cabelo, e optei por usar um amaciador que não precisa de ser enxaguado. De tarde, abri o NextDoor e lá estava um vizinho com vídeo do teto da casa dele todo escavacado porque o aquecedor de água tinha rebentado e inundado a casa.  Aposto que estava na temperatura máxima. 

Hoje, como a pressão de água continuava muito baixa, fui à página da MLGW (Memphis Light Gas and Water) ver o que se passava. Para além de aconselharem a ferver a água, estamos sob aviso de conservar água e, se calhar, eu nem devia ter tomado duche. Não posso dizer que foi sem querer, porque aquele duche soube mesmo bem.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.