terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Inédito

Pela primeira vez na história dos EUA, o Congresso americano recomenda que um Presidente seja acusado criminalmente. De acordo com o Painel da Câmara dos Representantes que investiga os ataques de 6 de Janeiro, Trump poderá ter cometido quatro crimes; um de incentivo de uma insurreição, outro de conspirar para defraudar os EUA, mais um de obstrução do Congresso, e finalmente conspiração para proferir uma afirmação falsa.  

Agora a bola está no Departamento de Justiça, que é como quem diz, no lado do Presidente, que também tem uma investigação paralela. A decisão do Painel, que não tem vínculo legal, saiu a quase um mês da Câmara dos Representantes ter maioria republicana e é esperado que, nos próximos dois anos, os Republicanos façam a vida negra ao Biden. 

Até às próximas eleições continuará o espectáculo, mas os Republicanos dividem-se. Uns acham que se defende Trump a todo o custo e se ataca os Democratas para agradar à base do partido; os outros acham que ao se agradar à base, se aliena o eleitorado que decide eleições. Daqui a dois anos veremos quem terá razão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.