quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sê filosófica filha. Não penses nisso

Susan Nolen-Hoeksema (1959-2013) dedicou grande parte da sua vida a estudar a depressão, que afecta muito mais as mulheres do que os homens. Depois de milhares de estudos empíricos, Nolen-Hoeksema chegou à sua teoria da ruminação e depressão. Ruminação é a propensão das mulheres a pensarem de mais nos problemas e a pensarem neles não para procurar soluções, mas para se lembrarem daquilo que as atormenta. Segundo a autora, são estes pensamentos insistentes e esta forma de lidar com os problemas que estarão por detrás da depressão e ansiedade femininas.

No seu livro “Mulheres que pensam de mais: como se libertar de pensamentos excessivos e recuperar a sua vida”, escrito para leigos, Nolen-Hoeksema expõe a sua teoria. Basicamente, como relembrava José Cutileiro há tempos no “Expresso”, é necessário seguir a máxima que Isaiah Berlin um dia ouviu numa conversa entre duas mulheres num autocarro: “Sê filosófica filha. Não penses nisso.”

2 comentários:

  1. Eu confesso que penso demais; no entanto, o meu prazer ao pensar não está tanto em atormentar-me, mas em pensar em maneiras pelas quais eu gostaria de atormentar os outros. Eu sou muito pragmática: gosto de acção...

    ResponderEliminar
  2. pensarem [nos problemas] não para procurar soluções [para eles], mas para se lembrarem daquilo que as atormenta

    Excelente formulação. Brilhante.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.