"Three Oakland County children who refused to go to lunch with their father, as part of a bitter divorce and custody battle between their parents, are spending their summer in the county’s juvenile detention center, according to court records."É tão bom viver num país totó...
Um blogue de tip@s que percebem montes de Economia, Estatística, História, Filosofia, Cinema, Roupa Interior Feminina, Literatura, Laser Alexandrite, Religião, Pontes, Educação, Direito e Constituições. Numa palavra, holísticos.
sexta-feira, 10 de julho de 2015
Ou almoças com o pai, ou vais preso!
Pelo menos, distraímo-nos dos gregos e chineses. Diz o Washington Post:
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O sistema capitalista mundial tirou da fome e da pobreza absoluta centenas de milhões de pessoas.
ResponderEliminarAo mesmo tempo aumentou as desigualdades.
Mas, o que há de mais errado neste sistema é o sistema de valores de pobreza espiritual ao qual se encontra ligado: o individualismo, o edonismo, o materialismo, o consumismo, a cobiça, a inveja, a falta de escrúpulos.
O pior de tudo é a capacidade que o sistema tem para divulgar e massificar esses valores através de uma poderosíssima cadeia de meios de comunicação social de massas (internet e televisões). Os mais pobres e desfavorecidos são muitas vezes também os mais vulneráveis. Um pequeno exemplo desta realidade é o facto de, nos EUA, os mais pobres serem também os mais obesos.
Trata-se um poderosíssimo ciclo vicioso em que os valores destrutivos referidos atingem muitas vezes os espiritualmente e materialmente mais vulneráveis criando famílias desestruturadas cujos membros se tornam espiritualmente, económica e socialmente ainda mais vulneráveis em virtude da fuga que efectuam para os sites da internet e para os canais das televisões onde o individualismo, o edonismo, o materialismo, o consumismo, a cobiça, a inveja e a falta de escrúpulos são subliminarmente valorizados. Um ciclo vicioso de sofrimento e infelicidade que, se não for contrariado, aumenta tendencialmente geração após geração.
Mas todos são atingidos: o miúdo rico que, por ter umas calças de marca, julga que é mais do que os outros, vivendo num universo em que só existem coisas e não pessoas, como o miúdo pobre que por não ter umas calças de marca tem inveja do primeiro, também ele num universo em que só existem coisas e não pessoas.
O sistema capitalista em si não é errado. O eventual erro está no facto de se deixar que um tal sistema exista sem regulação económica e ambiental. O eventual erro está no facto de se deixar que um tal sistema exista sem um sistema de acentuada redistribuição dos mais ricos para os mais pobres. O eventual erro está no facto de se deixar que um tal sistema exista deixando-o difundir em total liberdade e impunidade, de forma maciça, sistemática e dolosa, nos meios de comunicação de massas, o seu nefasto sistema de valores.
http://emmanuel959180.blogspot.in/