terça-feira, 25 de outubro de 2016

Go Texas!

No NextDoor, uma das vizinhas postou esta mensagem hoje:


5 comentários:


  1. Há muita gente (não será o caso dos autores e muitos comentadores do DdD) que desconhece que as eleições presidenciais são, de quatro em quatro anos) sempre (se a memória não me falha) na primeira terça-feira a seguir à primeira segunda-feira do mês de Novembro.

    Porquê, não sei.
    Mas o que sabemos é que um dia de semana é menos favorável à redução da abstenção que um sábado ou domingo, geralmente de folga para a generalidade da população. Pretendeu o legislador norte-americano favorecer a abstenção?

    O certo é que nos EUA a abstenção é geralmente muito elevada e os norte-americanos parece conviverem bem com isso. Steven D. Levitt (salvo erro foi ele) chegou à conclusão que uma abstenção elevada não determina resultados significativamente diferentes daqueles que seriam obtidos se a participação fosse elevada. Os abstencionistas, se votassem, votariam consoante o padrão votante.

    A mim, parece-me que faz sentido, uma vez que uma sondagem com uma margem de erro de 3% recolhe a opinião de apenas uns milhares de eleitores. Uma participação de 50% nos EUA representa uma amostra de 120 (??) milhões, mesmo considerando a especificidade da eleição por estados e da nula proporcionalidade dos resultados na designação dos grandes eleitores de cada estado na votação final.

    Em Portugal a abstenção é considerada uma calamidade para a democracia. E mesmo aqueles que não sabem, nem nunca souberam, porque votam em quem votam, são empurrados por todos os meios a votar.

    Nos EUA, a possibilidade da votação antes do dia das eleições é uma oportunidade alargada para quem quer mesmo votar. O exemplo que refere é muito significativo disso mesmo.

    Disse alguma coisa errada?

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Rui, os trabalhadores podem tirar duas horas de folga para votar e não sai das férias. Para além disso, pode-se votar cedo. No Texas, onde eu estou, ontem foi o primeiro dia em que se podia votar, logo temos duas semanas. Mas há outros sítios em que já começaram a votar. Quem está fora do sítio onde reside pode votar por absentee ballot, pelo correio.

    ResponderEliminar
  4. Creio que o motivo é mesmo porque se assume que no domingo as pessoas estariam na igreja (e, ainda por cima, penso que nalguns sítios as mesas de voto funcionam mesmo nas igrejas).

    Uma curiosidade - neste ano, uma das primárias democratas foi a um domingo; e, num site onde se estava a seguir os resultados, havia comentários dos leitores dizendo "mas qual é a ideia da primária ser a um domingo?" (é verdade que também havia outros respondendo que em quase todo o mundo as eleições são a um domingo).

    ResponderEliminar
  5. No Reino Unido vota-se sempre à 5ª feira mas, como muitas coisas naquele país, é um costume e não uma imposição legal. A explicação mais comummente avançada é que, sabendo-se já todos os resultados na 6ª feira, isso permite que se forme um governo no fim de semana e este assuma funções na 2ª feira. Esta explicação tem lógica, pois, de facto, o novo governo assume imediatamente funções - não há aqueles prazos prolongados, como em Portugal. Já agora, a abstenção no Reino Unido não é superior à dos países do Continente, que votam sempre ao domingo. E as urnas só fecham às 22 horas, precisamente por se tratar de um dia de trabalho.

    Quanto aos Estados Unidos e a primeira terça-feira depois da primeira segunda-feira de Novembro, esta é a explicação que mais vezes vi referida:

    «In the early decades of the United States, the date for the election of the president would be set by the individual states. Those various election days, however, almost always fell in November.

    The reason was simple: under an early federal law, the electors for the electoral college were to meet in the individual states on the first Wednesday of December. And according to a 1792 federal law, the elections in the states (which would choose the electors) had to be held within a 34-day period before that day.

    Beyond meeting legal requirements, holding elections in November made good sense in an agrarian society, as the harvest would have been concluded.

    (...)

    The choice of a Tuesday is most likely because elections in the 1840s were generally held at county seats, and people in outlying areas would have to travel from their farms into town to vote. Tuesday was chosen as people could begin their travels on a Monday, and thus avoid traveling on the Sunday sabbath.»

    http://history1800s.about.com/od/presidentialcampaigns/f/electionday01.htm

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.