segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Os impostos de Trump

Este fim-de-semana, The New York Times publicou alguns dos formulários de impostos de Donald Trump de 1995. Publicaram apenas as primeiras páginas dos impostos de três estados (Connecticut, Nova Iorque, e Nova Jérsia), mas o contabilista que assinou esses documentos confirmou a sua assinatura. Há dois pontos na notícia: (1) a esperteza de Trump; e (2) a privacidade de Trump.

Quanto ao primeiro ponto, se viram o debate, recordam-me de Hillary Clinton sugerir que ele não pagava imposto de rendimento federal e de ele ter respondido que isso era sinal de que era esperto. Quão esperto, perguntais? Cerca de $916 milhões, a quantia que ele declarou como perdida em 1995, cujas perdas podem ser repartidas por vários anos, até um total de 18 anos. Se perder tanto dinheiro para poder não pagar impostos é sinal de esperteza, então um Presidente Trump é capaz de ir custar dinheiro a muita gente só para provar que continua a ser esperto.



Desde 1972, os candidatos a presidente nos EUA publicam voluntariamente os seus impostos, mas a publicação não-autorizada dos formulários de impostos é proibida e o Times pode ser processado tanto civil, como criminalmente e Trump já ameaçou processar. Susanne Craig foi a repórter que recebeu um envelope anónimo com as cópias dos impostos e uma das autoras da peça. Quando lhe perguntaram acerca do risco de litigação, ela deu uma resposta interessante: se o jornal for processado, iniciar-se-ia um período de descoberta durante o qual se saberia de mais coisas acerca das finanças de Trump.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.