terça-feira, 25 de outubro de 2016

Sub-culturas

Em Cleveland, a 4 de Novembro, quatro dias antes das eleições, Jay-Z vai dar um concerto para aliciar os Afro-Americanos a votar a favor de Hillary Clinton.

Stevie Nicks, aquela minha Deusa, em entrevista ao New York Times em 6 de Setembro, disse que Hillary Clinton irá ganhar por uma "landslide" e que irá reunir todos os artistas que já interpretaram o tema Landslide para celebrar a vitória -- não é um tema mexido, mas é sentido. Quem cantou o Landslide foram as Dixie Chicks de Lubbock, Texas, aquela banda de gajas que declarou guerra a George W. Bush. Don't mess with Texas women, y'all...

A Madonna, na brincadeira, porque estava a falar num concerto de uma artista de humor, a Amy Schumer, disse que ia dar broches (blowjob) a quem votasse em Hillary Clinton. Mas essa nem deveria ter sido a notícia; escapou a quase toda a gente que a Madonna discriminou mulheres porque não ofereceu minetes. É uma desavergonhada! Nunca mais compro os álbuns dela...

Vários artistas proibiram que Trump usasse a sua música na campanha. Há um projecto musical em que vários artistas compõem uma canção contra Trump, 30 canções em 30 dias: 30 Days, 30 Songs. Já aquando da campanha para eleger Obama houve uma projecto semelhante mas que se prolongou por três meses.

Nas redes sociais, várias pessoas pedem aos apoiantes de Trump para deixarem de os seguir: no Instagram, no Tumblr, no Twitter...



No Tumblr, Isabel Klee, uma jovem de Nova Iorque de 23 anos que eu sigo (Dirt and Leather), desespera com os apoiantes de Trump, e sumariza assim o seu percurso até se tornar apoiante incondicional de Hillary Clinton, depois de ter apoiado Bernie Sanders. E isto que ela diz, meus amigos, é a melhor descrição do que está a acontecer nos EUA: o país inteiro está a levantar-se contra Trump e contra os que apoiam Trump. "We are better than this!", algumas pessoas dizem e este espírito combativo, a atacar o que os americanos não querem ser, sente-se no ar. It's an American thing!

7 comentários:

  1. "o país inteiro está a levantar-se contra Trump"

    Suponho que seja de acordo com uma definição não-convencional de "inteiro"

    ResponderEliminar
  2. Votar em Hillary tudo bem, seria como tomar um xarope daqueles bem azedos, custa mas é melhor que ficar doente.

    Mas delirar com a Hillary, ser uma fervorosa adepta do proto-socialista Sanders, e especialmente por ter 23 anos, desqualifica essa new yorker perante qualquer liberal de direita que se preze, cara Rita. Continua a seguir o Tumblr dela mas quanto ao resto é melhor fazer orelhas moucas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Camisa,
      Há aqui uma clara discrepância entre o que tu queres que as coisas sejam e o que elas são. Eu escrevo o que elas são e o que elas são é que estas eleições vão ser as mais votadas de sempre e a grande favorita é Hillary Clinton. O resto é, como dizem os americanos, "wishful thinking".

      Quanto à miúda ter 23 anos, isso não a desqualifica de ter uma opinião válida. O mundo está cheio de idiotas muito mais velhos do que ela e ninguém os invalida com base na idade. Se tem idade para votar, o voto dela vale tanto como o voto do fulano de 90 anos.

      Eliminar
    2. A menção à idade da moça foi irónica, é evidente que ninguém está desqualificado por ser jovem, estava apenas a referir o facto porque normalmente os jovens querem todos mudar o mundo, de preferência para amanhã. Ora isso está tudo muito bem, é a idade certa para isso, eu próprio era assim, mas depois cresci.

      É por ter perdido essa ingenuidade da juventude que não vou nas cantigas do nosso Governo geringonço que apregoam o paraíso à conta de endividamento e sem políticas amigas das empresas, do investimento e da poupança que são o verdadeiro motor da criação de riqueza e do bem estar da sociedade.

      Depois eu nunca disse que não iriam ser as eleições mais votadas de sempre nem que a Hillary não era favorita. O que eu disse foi que se eu fosse americano votaria Hillary mesmo que a contragosto uma vez que a alternativa Trump será sempre pior a meu ver.

      E pelo que pude ir lendo dos teus posts ao longo dos últimos meses, particularmente sobre a situação política e económica em PT, não percebo o teu completo encanto com a Hillary, fui levado a pensar que serias como os restantes republicanos moderados: tomarias o xarope Hillary mas não sem pelo menos um leve esgar de repulsa.

      Afinal a política sempre é a escolha do mal menor.

      Eliminar
    3. Cara Camisa,
      Não é que eu esteja completamente encantada com Hillary Clinton: passar os próximos 4 anos a ver uma mulher ser insultada não é a minha ideia de um governo ideal. No entanto, não tenho o hábito de cuspir no prato onde como, logo se voto nela, quero que ela ganhe por uma boa maioria. Eu já expliquei isto aqui, mas as pessoas lêem o que eu escrevo e interpretam da maneira que lhes dá mais jeito.

      Um governo Clinton está longe de ser um governo socialista português. Basta ver que Bill Clinton governou de forma fiscalmente responsável -- muito mais do que o governo Bush -- e deu prioridade ao crescimento, o que lhe permitiu reduzir o défice e acumular excedentes nas contas da Segurança Social. Mesmo o Obama já reduziu o défice em dois terços.

      Comparar os Democratas americanos aos Socialistas portugueses não faz sentido para mim. Os Democratas, em termos fiscais, são capazes de estar mais à direita do que o PSD, mas não tenho a certeza -- a bem dizer, nem sei muito bem que coisa é o PSD.

      Eliminar
  3. Notícias do levantamento contra Trump no estado do Texas:

    http://www.realclearpolitics.com/epolls/2016/president/tx/texas_trump_vs_clinton-5694.html

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.