segunda-feira, 17 de junho de 2013

Traumatismos de greve

Talvez não se lembrem, mas em 1989 ninguém foi admitido pela primeira vez numa universidade pública portuguesa. Os que concluíram o 12º ano em 1989 esperaram até Janeiro de 1990 para saberem os resultados das candidaturas. A razão do atraso, se bem me lembro, deveu-se a uma greve à correcção das provas específicas por parte dos professores do ensino superior.
Posso adiantar que estes seis meses de férias prolongadas foram profundamente traumáticos para a minha geração, e para mim em particular.  Li o que faltava da biblioteca lá de casa, o que incluiu três ou quatro romances de Milan Kundera, as duas obras principais de Kafka, uns tantos romances de Fernando Namora e de Urbano Tavares Rodrigues, e outras obras cujo nome já não me recordo. O trauma foi tanto que até deu para um part-time num gabinete de contabilidade de um primo, o que me permitiu pagar umas viagens e uns acampamentos pelo país.
Em suma, fui obrigado pelos grevistas de então a passar o tempo a namorar, a ler e a passear. Com um trauma assim, acho que vou pedir uma pensão por invalidez.

6 comentários:

  1. Em cheio!

    Esta cambada de tele-comentadores a soldo do governo devem ter a memoria curta. Mais um golo na propria baliza marcado por um avancado coxo (Crato) e dopado com pasteis de nata!

    O Governo foi tomado por um gangue de bandoleiros, foragidos, oportunistas e chupistas, comandados por um palhaco e aplaudidos por uma turba de tele-comentadores vendidos. Abaixo o Governo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou passar a votar no Ali-Baba (só só 40 ladrões) pelo menos ficamos a saber com o que contamos....

      Eliminar
  2. Também me tenho lembrado desse ano:
    PGA e especícicas pela primeira vez, específica de Matemática 12 no final de Julho (com retorno forçado de férias por 2 dias), Matemática 10/12 em Outubro e início de aulas em Janeiro 1990.

    O trauma foi tanto que ainda fui fazer o 1ª período de geometria descritiva para complementar as tardes de esplanada e leituras.

    ResponderEliminar
  3. Excelente.
    Aconteceu-me algo parecido. Só em Janeiro é que começaram as aulas.
    Ainda estou a bater mal por causa disso... :)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.