segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Experiências em economia

O Chuck Schumer, líder da maioria democrata no Senado, diz que chegaram a um acordo relativamente ao pacote de infraestrutura que supostamente irá estimular a economia. Não tenho qualquer dúvida que os EUA precisam de gastar dinheiro em infraestrutura porque muita está velha e, no mínimo precisa de obras de manutenção. Os americanos nesse aspecto são um bocado forretas e muita vezes deixam as coisas chegar até às últimas. 

No entanto, não sei se vai ajudar a economia ou criar mais problemas. Depois do estímulo fiscal que foi feito tanto pela Administração Trump, como pela Administração Biden, a pobreza diminuiu para 9.2%; em 2018, quando houve uma taxa de desemprego bastante baixa, tinha sido estimada em 11,2%. Actualmente, em vez de haver falta de empregos, há falta de empregados. 

A construção civil está cara e o inventário de casas bastante baixo porque não houve grande investimento depois da crise subprime. Desde o início da pandemia que há dificuldade em encontrar materiais de construção porque a procura aumentou com toda a gente a fazer renovações em casa e também porque muitos países estão com problemas com o vírus e instituem períodos de confinamento. 

Junte-se a isso o fenómeno da Airbnb e do Vrbo e depois o êxodo urbano por causa da pandemia, em que muitas famílias de posses compraram segunda casa. Também há mais investidores a comprar casas para arrendar, mas a preços mais altos. Gastar dinheiro agora em infraestrutura vai acabar por competir com o sector privado em tudo: trabalhadores, matérias primas, e obviamente financiamento. 

Ainda por cima, terminou a moratória no pagamento das rendas de casa este fim-se-semana, logo os mais pobres enfrentam o risco de serem postos na rua numa altura em que não há casas suficientes para arrendar a preços acessíveis. 

Entre gerar crescimento pelo sector privado ou público, é melhor por via do sector privado. Toda a teoria Keynesiana tem como premissa que o estado cria procura e emprego quando o sector privado não consegue dar conta do recado. Ou seja, não sei se este pacote de medidas não irá criar mais problemas, em vez de os resolver. Mas digamos que, do ponto de vista da disciplina de Economia, vai ser uma bela experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.