domingo, 22 de agosto de 2021

Regresso da máscara

Desde as 7 da manhã de Sexta-feira que o condado de Shelby, onde fica Memphis, mandatou o uso de máscaras em recintos públicos fechados. Há excepções, como por exemplo quando se está sentado num restaurante ou num bar; mas para circular dentro do recinto é preciso a máscara. Há duas semanas, os hospitais e as unidades de cuidados intensivos estavam com ocupação acima de 60%, mas o hospital em Bartlett, que é a 10 minutos de minha casa, estava lotado. Os de East Memphis também andava perto disso. Os dados ainda não foram acutualizados para o público esta semana, mas a imposição do uso de máscara foi indicada como uma tentativa de achatar a curva -- onde é que já ouvimos isso?

Os aficionados da liberdade lá continuam a protestar contra máscaras e vacinas, mas hoje perdemos um. O locutor de rádio conservador Phil Valentine, em Nashville, morreu de pneumonia devido a Covid-19 aos 61 anos. Tinha dito que, se apanhasse o virus, a probabilidade de morrer era de menos de 1% -- pois, mas o problema é quando nós somos o quase 1%. É que alguém tem de ser. Antes de morrer, ainda se desdisse e apelou a que os seus ouvintes se vacinassem. Já é tarde. Mesmo que se vacinem agora, se precisarem de duas doses, vai levar pelo menos cinco semanas a ganharem imunidade, ou seja, vai ser já Outubro e isto piora à medida que o tempo arrefece. Mas mais vale tarde do que nunca.

Também temos de nos lembrar que temos todos de morrer, logo se alguns escolhem ser mais relaxados porque acham que vale a pena correr o risco, apenas estão a apressar uma coisa que é certa. O Phil achou a experiência de ficar doente interessante, logo tirou alguma utilidade da coisa, como se diz em economês, e a sua família recebeu condolências dos políticos mais importantes do Tennessee.

1 comentário:

  1. Precisam de 5 semanas para ganhar a imunidade quase completa.
    Mas com duas semanas após a primeira dose, na verdade, já têm uma proteção assinalável.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.