quinta-feira, 19 de agosto de 2021

O aparente silêncio

O dia começou com várias notícias acerca da decisão da Administração Biden de autorizar doses suplementares da vacina de Covid-19. Suspeito que a medida teve mais a ver com querer abafar notícias sobre o Afeganistão, do que com a preocupação com a saúde dos americanos, mas é sinal que alguém sabe que meteram o pé na poça. Os meus amigos americanos pouco ou nada falam dos eventos do Afeganistão, mas é daqueles silêncios que dá para cortar com uma faca. Uma das minhas amigas nonagenárias escreveu-me ontem um email em que mencionou que as notícias são demasiado deprimentes, mas não disse quais notícias exactamente. Quando enviei um link a algumas amigas para uma campanha de angariação de fundos para retirar pessoas do Afeganistão, agradeceram-me, mas não disseram mais nada. Sinal de desconforto da malta.

Há que ler entre as linhas. Ao longo do dia, as notícias começaram a reaparecer. Nas redes sociais, as pessoas partilhavam informação de como ajudar. O Instagram Quentin.Quarantino, que frequentemente faz campanhas de angariação de fundos para causas liberais, conseguiu reunir quase $5,5 milhões em apenas um dia para transportar refugiados para fora do Afeganistão--o objectivo inicial era $550 mil para levar dois aviões a Cabul e evacuar 300 pessoas. O criador da página é Tommy Marcus, um jovem de 25 anos, de ascendência italiana.

Segundo a descrição do GoFundMe e do Instagram, o Tommy está a coordenar com várias organizações humanitárias, governos, veteranos militares, activistas, etc. Já foi reunida uma lista inicial de pessoas que precisam de sair do país porque são potenciais alvos mortais, o objectivo é reirar as unidades familiares destas pessoas. Como conseguiram muito mais dinheiro do que contavam, estão a tentar encontrar mais pessoas que precisem de ser evacuadas. Os aviões vão sair da Europa, logo é provável que estes refugiados sejam evacuados temporariamente para algures na Europa. Será curioso ver que países os irão acolher.

Para alguns afegãos, a saída dos americanos do Afeganistão é capaz de ser o melhor que poderia acontecer. Quando os americanos saíram do Vietname, os refugiados vietnamitas acabaram por construir uma comunidade vibrante nos EUA, logo espera-se que o mesmo suceda com estes refugiados. Obviamente, que a Administração Biden vai ter de criar um programa de imigração especial para estas pessoas; nem há alternativa, dado o péssimo aspecto que tudo isto tem.

Depois há os que ficam. Durante estes quase 20 anos de ocupação, o que começou como uma vingança pelo ataque de 11 de Setembro de 2001, tornou-se num programa de educação de muita gente, logo o povo que o Talibã irá tentar governar não é o mesmo de há 20 anos. Talvez não faça diferença nenhuma ou talvez faça toda a diferença para aqueles que não vão sair.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.