segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Na porta ao lado

No NextDoor anda muita gente assanhada porque houve uma reavaliação das casas e, como o preço apreciou, muita gente tem de pagar mais impostos. O Tennessee não tem impostos sob o rendimento, logo a maior parte da receita fiscal para o estado e para a cidade vem de impostos de propriedade e de vendas. Diz uma vizinha que aumentam os impostos e não mantêm o serviço. Ora, tal não é verdade.

A receita de impostos diminuiu bastante porque com os episódios de confinamento, o distanciamento social, e o desemprego alto, as pessoas gastaram menos dinheiro em compras e em restaurantes e bares, logo a receita fiscal do imposto de vendas diminuiu. Mas o mercado imobiliário está muito mais caro agora. Por exemplo, comprei a minha casa em Dezembro de 2018 por $285 mil e agora está avaliada em $360 mil para efeitos de hipoteca, apenas porque as casas na minha vizinhança são tão cobiçadas que, quando colocadas à venda, no espaço de um dia ficam sob promessa de compra. No meu caso, a condado até está a ser simpático porque avaliaram a minha propriedade apenas em $335,5 mil, logo vou pagar quase $2900 de imposto ao condado, mais $2275 à cidade.

Mesmo assim, as casas são muito baratas em Memphis. Por exemplo, a casa que eu arrendei em Bellaire, uma cidade dentro de Houston, que não era nada de especial, está avaliada em $496 mil, em que $86 mil é o edifício e $410 mil o terreno--é um edifício construído nos anos 50, mas naquela zona é comum as casas antigas serem compradas e deitadas abaixo para se construir um palacete. No ano passado os impostos foram quase $11600.

A primeira casa que comprei em Memphis foi muito barata porque estávamos no auge da Grande Recessão. Foi comprada em 2011 por $122 mil e mandámos instalar uma garagem que custou $7 mil. (Nessa altura, cerca de um terço das casas em Memphis estavam à venda.) Como o preço estava abaixo da avaliação, fizemos uma petição ao condado para diminuir o valor da avaliação e foi deferida. Foi vendida em Janeiro de 2018 por $167,4 mil e agora a Zillow diz que vale mais de $250 mil, o que acho um bocado puxado, mas talvez seja, pois a zona de East Memphis é muito boa para viver, está perto de tudo.

Disse à vizinha no NextDoor que Memphis não era assim tão cara e a qualidade de vida é muito boa. A cidade presta bons serviços para o que pagamos em impostos. (Há dois anos, a minha casa começou a cheirar a queimado e chamei os bombeiros, que chegaram cá em menos de 5 minutos e foram ao sótão ver o que se passava--era o aquecedor de água avariado). Ela responde-me que estamos numa das zonas mais caras do condado e eu sugeri que ela se mudasse para uma zona do condado mais barata; estamos num país livre, ninguém a obrigou a comprar casa aqui. Logo veio outro vizinho dizer que como estamos num país livre, ela pode-se queixar de pagar muito em impostos.

Não tenho simpatia por estas pessoas. Querem ter a qualidade de vida de Memphis, mas a custo de uma zona rural. Nesse caso iam para a zona rural, pagavam menos, e ficavam felizes junto de outros vizinhos que também gostam de pagar pouco em impostos. A vida é muito curta para não aprendermos a orientar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.