quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ROI

Já sabem que eu não gosto deste governo, nem acredito nele. Talvez me chamem Direitolas, como já vi chamarem a outras pessoas. Eu não sou de Direita, nem de Esquerda; até voto no partido Democrata nos EUA, logo se vocês acham que isto é ser de Direita então temos definições diferentes. Não sou uma pessoa injusta, nem sádica; é lógico que desejo o melhor para os portugueses e para Portugal. Por isso vou dizer-vos qual a minha expectativa, que é para perceberem que eu rejo-me por critérios objectivos, e não por amor a partidos.

O novo governo irá ter dois ministérios a mais do que o anterior. Suponho que isto irá traduzir-se num aumento do custo de governar Portugal. Eu vou ficar à espera que esse aumento no custo produza um retorno. Sendo assim, espero que o PIB per capita de Portugal aumente numa proporção superior à que irá aumentar o orçamento do governo actual. Espero que a distribuição de recursos, medida pelo índice de Gini, melhore e que a taxa de desemprego diminua. É esse o retorno de investimento que eu espero deste governo.

8 comentários:

  1. Não é que não partilhe os seus desejos em termos de metas, mas parece-me que o número de de ministros/secretários de estado não é um indicador particularmente bom do "custo" de um governo. A Rita não iria medir o ROI de uma empresa pelo volume de negócios dividido pelo salário do CEO...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, há muito boa gente que argumenta que os CEOs são pagos muito acima do valor que produzem e até há rankings e artigos a demonstrar que um dos problemas com as companhias actuais é que são gerida tendo em conta objectivos de curto prazo, como maximização de "shareholder value", o que sacrifica o longo prazo. Com certeza, já reparou que a recuperação do mercado accionista americano não se deve a investimento ou melhoria de operação das empresas, mas a "buy backs" das empresas das suas acções.

      Eliminar
    2. E eu partilho essas criticas aos salários dos CEO. Mas justamente por isso, acho que o salário/custo dos gestores não identifica necessariamente o denominador do retorno. Alguém que recebe um salário de 1USD mas fica rico com stock-options devido a um buy-back extemporâneo pode ter custado muito mais à empresa do que alguém que tenha recebido um salário de 1 milhão de USD e se preocupou com permitir o crescimento sustentado da mesma. Mas é claro que a questão é multi critério que nas receitas (ganho a curto prazo vs ganho a longo prazo) quer nas despesas (custo imediato vs. custo de oportunidade). E parece-me claro que o mesmo acontecerá em termos de um governo. Por isso é que afirmo que a dimensão do governo como medida do custo do mesmo me parece um indicador fraco.

      Eliminar
  2. Já agora, deve ser dito que em termos de politicas adoptadas na prática, o Partido Democrata dos EUA está à direita da maior parte dos partidos ditos "de direita" europeus... Não quer dizer que não existam no PD gente que estaria à esquerda do Bloco, mas deve ser dito que não me parece que as politicas propostas pelo Bernie Sanders chocassem nenhum dos partidos "de direita tradicional" da França ou da Alemanha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu ponto é que a mim não me interessa se é de Direita ou Esquerda; interessa-me saber se as políticas são boas para o partido ou para o país. Os Democratas americanos seriam mais de Esquerda, só que os Republicanos chumbam as coisas no Congresso. Não gosto muito da Esquerda europeia porque falta-lhes pragmatismo e visão de crescimento para a economia; também não gosto da Direita europeia porque falta-lhes a visão progressiva para a sociedade. Os Democratas americanos também não são perfeitos, mas, a bem dizer, tenho de escolher o menor dos males.

      Eliminar
  3. Prontos, o/a iv já me ultrapassou nos comentários que queria fazer, agora tenho de fazer outro...

    Grosso modo o elenco não é mau, tirando algumas coisas estranhas (incluíndo as apontadas pelo LAC). Saiu há pouco a lista de Secretários de Estado, mas não tenho paciência para ler aquilo. ;)

    ResponderEliminar
  4. Aumento Custos onde?

    Vc não sabe que o Governo de Santana Lopes foi o maior de sempre com 19 Ministros?
    vc não sabe que o tamanho do Governo de Costa é igual ao do Durão Barroso?

    Vc não sabe que o Governo de Jose Socrates tinha 16 e no segundo mandato 17 e o de Cavaco começou com 14 e acabou com 16?

    ResponderEliminar
  5. Além do ROI também há o ROA ("Return on Assets"), e se for seguido este último critério, acho que todos ficaremos satisfeitos, dada o baixo valor dos "assets":

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.