quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Telenovela da torneira

Ontem o canalizador e a sua esposa regressaram para substituir o fundo do armário debaixo do lava-loiça. Por causa da fuga da torneira antiga, a madeira estava cheia de caruncho e tinha arqueado. Um mau aspecto horroroso, que me deprimia tanto que esvaziei o armário e coloquei quase todas as coisas que lá estavam na garagem: out of sight, out of mind. Eu não sabia, mas a torneira nova é muito zen. Tem linhas muito simples e quando olho para ela sinto uma paz enorme.

Por volta das 14 horas de ontem, a esposa do canalizador enviou mensagem a dizer que iam chegar brevemente, mas quando apareceram não ficaram muito tempo porque apenas mediram o armário e depois foram comprar materiais. Ah e também foram a casa buscar prendas para o meu cão porque ela gosta muito de cães, achava o meu muito giro, e tinha um dinheiro extra. Regressaram quase às cinco da tarde, não faço ideia como gastaram tanto tempo. Há umas quatro lojas de ferramentas e construção a menos de 10 minutos de minha casa.

Esta família é muito conversadora e, para além de se entreterem um ao outro, também me arrastam para o debate. A senhora falava de tudo. A certa altura, falou da sua medida de crédito (credit score), que é um número que sumariza a nossa história de crédito e que determina muitas coisas: as taxas de juro que pagamos, a nossa capacidade de obter crédito, o custo de seguros, a possibilidade de arrendar uma casa, etc. A escala vai até 850, mas um número acima de 700 é bom. As variáveis que contam para o cálculo são a longevidade da história de crédito da pessoa, se paga as contas a tempo e horas, se tem muitas contas abertas recentemente, qual a percentagem de crédito que usa, etc.

Ora neste casal, ela com 38 e ele com 53 anos, ela tinha um número nos 500 e ele tinha um número ainda pior porque pagava tudo a dinheiro e não usava crédito, logo não havia dados a substanciar que ele pagava as coisas a tempo e horas. Mas ela dizia que pagavam sempre as contas, só que há uns meses tinha ficado doente com pneumonia dupla e esteve internada, até perdeu 20 Kg. E, exacto, não tinha seguro de saúde e não tinha dinheiro para pagar a conta, logo teve de ir a aconselhamento para organizar o pagamento da dívida. A conselheira tinha dito que a credit score ia aumentar, mas ainda não tinha aumentado. Também havia outro pormenor: tinha uma conta à ordem, mas estava com saldo negativo de mais de $200.

Até às 23h30m da noite, contaram-me muitos detalhes sobre toda a sua vida e escolhas que faziam e já me tinham dito outras tantas no dia anterior. Não são pessoas más, nem burras, são apenas desorientadas, o que pode sair caro. Não se pense que é uma coisa única dos americanos porque eu conheço pessoas desorientadas de outras nacionalidades, inclusive portugueses. O que é único nos americanos é a singeleza com que nos contam estas coisas, como se nos conhecessem e confiassem em nós, e até nos pedem a opinião.

No final, por reparar o armário, que lhes demorou em excesso de cinco horas, pediram-me uns $760, que incluia mais de $400 em materiais porque achavam muito dinheiro e deram-me descontos. Eu disse que não queria desconto, que não me importava de pagar tudo. Então ia ser $1060, mas pedi que me dissessem quanto custavam as coisas e fiz os cálculos eu própria. Ele diz que cobrava $100 por hora, logo paguei-lhe $1200, o que dava mais de 7 horas de mão de obra e os tais $400 e pouco de materiais, mas achei o valor justo. No ano passado veio um canalizador arranjar uma fuga na parede de um quarto de banho, custou $2300, e fiquei com o quarto de banho todo destruído, sem a sanita montada, nem o chão arranjado, porque a reconstrução era à parte. Esse canalizador trabalhava para uma empresa em vez de trabalhar por conta própria, logo daí o preço mais alto.

Ia pagar com cheque, mas já passava das 23 horas e não sabiam se dava para ir trocar por dinheiro. Sugeri que depositassem pela app do banco, mas não queriam depositar porque depois o banco ficava com parte do dinheiro para cobrir o saldo negativo. Precisavam do dinheiro para pagar o aparelho de dentes de uma das filhas, que custava $750, o que era uma fortuna. Quando eu usei aparelho, o tratamento custou mais de $6 mil e era 2006, logo não achei caro. Acabei por pagar via Venmo e espero que vivamos felizes para sempre.

2 comentários:

  1. Caramba. A cobrarem esse preço por hora, e presumindo que não tem falta de trabalho, é preciso serem muito desleixados para caírem numa situação dessas, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São completamente desorientados. Ela disse-me muito mais coisas, mas eu estava com sono e não escrevi tudo. Há uns tempos ele fazia $5 mil por semana e eles derreteram tudo. Ela disse que fazia compras em lojas caras, tinha a casa cheia de sapatos que não usava. Ainda por cima, ela completou o secundário e depois fez várias formações em informática, mas não tem emprego a tempo inteiro. Também disse que uma das filhas estava muito revoltada e achava que eles não sabiam nada.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.