domingo, 22 de novembro de 2015

Agiotas, procuram-se...

Edgar Silva, candidato do PCP às Presidenciais, discorda do actual Presidente no que diz respeito ao que deveria fazer um bom Presidente da República. Diz ele que deveria ter coração e não ser uma múmia, como o nosso actual Presidente.

Desde já--e isto deve ser mais pela minha veia americana do que pela portuguesa--detesto faltas de respeito ao Presidente da República. Também acho que é muito idiota que quem quer ser Presidente não se importa de insultar o actual Presidente: é, no mínimo, uma atitude muito pouco presidencial e indica-nos que a pessoa não tem qualquer respeito pelo cargo.

Diz o Sr. Edgar Silva que Cavaco Silva está mais interessado em satisfazer agiotas do que em defender os interesses do povo. Quais agiotas? Que eu saiba, Portugal está a conseguir emitir dívida a juros negativos. Se quem nos empresta é agiota (coitado do Mário Draghi, o principal impulsionador disto--outro Presidente a ser insultado), então devemos satisfazer estes agiotas. E já agora, guardem uns poucos para mim, que eu tenho umas hipotecas para pagar e dar-me-ia jeito ser explorada por estes agiotas.

Ainda não percebi muito bem como é que alguém do PCP cospe na cara de quem empresta dinheiro a Portugal ao mesmo tempo que apoia um partido para formar governo que tem um plano de crescimento para o país que depende de dívida. Para o PS o fim da austeridade deve-se ao pagamento mais lento da dívida, não se deve a haver confiança de que o plano do PS gere crescimento suficiente que permita pagar a dívida ao ritmo do pseudo-plano da PàF.

Finalmente, Edgar Silva está um pouco desactualizado: Jorge Sampaio e José Sócrates já nos disseram antes que a dívida é uma coisa que não importa, não é para pagar, é para gerir. Se bem me recordo essa filosofia de estar na vida quase arruinou Portugal em 2011. Se ainda não aprendemos esta lição, então ou somos burros ou muito masoquistas.

Sabem o que é mais triste? Quando eu penso em políticos à frente de países, penso em pessoas inteligentes, com o mínimo de competência intelectual; pessoas com quem, se eu me sentasse à frente delas e as ouvisse falar, poderia aprender alguma coisa. Mas eu olho para a política actual e não vejo pessoas assim. Que tristeza...

3 comentários:

  1. O mais curioso para mim, é que este senhor já foi sacerdote. Teria sido???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mais um Januário, mas de baixa patente. Quem não os conhecer, que os compre.

      Eliminar
  2. O mais curioso para mim, é que este senhor já foi sacerdote. Teria sido???

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.