domingo, 3 de janeiro de 2016

A discriminação dos carecas

Há dias um amigo disse-me que é muito difícil um careca chegar a primeiro-ministro ou presidente nas nossas democracias modernas. Por exemplo, o último presidente americano careca foi Eisenhower nos idos anos 50. Em Portugal, há quarenta anos que não temos um presidente careca, ou um primeiro-ministro. É estranho. Ou se calhar não. Vivemos numa sociedade infantilizada, em que todos querem ser eternamente jovens, e uma cabeleira farta e vigorosa é um sinal de juventude. Vá lá, por enquanto, os cabelos brancos ou grisalhos são tolerados – para os homens, para as mulheres, não. Hoje, Churchill, careca e gordo, teria poucas ou nenhumas hipóteses de chegar a primeiro-ministro, a não ser que fizesse um transplante capilar ou usasse uma peruca.
PS: Declaração de interesses (desculpem lá, mas andava ansioso por usar esta expressão, que os gajos importantes às vezes usam): estou a ficar careca e a minha "janela de oportunidade" para entrar e vingar no mundo da política está a fechar-se a um ritmo assustador.

10 comentários:

  1. Eisenhower foi o último presidente americano careca, de facto, mas o seu Vice-Presidente - mais tarde Presidente - Richard Nixon tinha umas boas entradas! :-)

    ResponderEliminar
  2. Pensando melhor, Gerald Ford, 38º presidente - Eisenhower foi o 34º - também não era muito dotado capilarmente!

    http://face2face.si.edu/my_weblog/2013/08/the-ascent-of-gerald-ford.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tem razão, mas o Geral Ford não foi eleito, herdou o poder de Nixon que foi forçado a sair e a seguir perdeu as eleições com Carter, que, na altura, era bastante cabeludo.

      Eliminar
    2. Agora já percebo por que motivo o Yul Brynner, ao contrário do Ronald Reagan e do Arnold Schwarzenegger, nunca enveredou pela política! E por que os bolcheviques recusaram a democracia (o seu líder era careca)! :-)

      Eliminar
    3. Bem visto, e também não espanta que o Mussolini preferisse o fascismo; o Berlusconi teve, assumidamente, de fazer transplantes capilares.

      Eliminar
  3. Interessante.

    Sabe-se que a alopécia androgénica, conhecida vulgarmente como calvície masculina, é parcialmente causada pela DHT, uma hormona derivada da testosterona, em homens geneticamente sensiveis e com DHT acima da média. A DHT também existe no cérebro, e está associada a capacidades cognitivas como a capacidade de memorização. Ou seja, existem indícios de que os carecas têm uma maior probabilidade de serem mais inteligentes.

    A DHT também está associada aos pêlos no tórax. E agora já se sabe que os homens de peito hirsuto são tendencialmente mais inteligentes. Há estudos feitos sobre este assunto em estudantes de Medicina. Há 40 anos as mulheres suspiravam por homens que ostentassem peitos peludos. Agora um Cristiano Ronaldo totalmente depilado é considerado um modelo de beleza masculina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A democracia é que fica a perder ao por de lado os carecas, não há dúvidas

      Eliminar
  4. O Giscard d'Estaing é mais recente: 1974-1981.

    Acho que o problema do Churchill seria mais o charuto e o seu amor ao whisky.

    E ainda que mal pergunte: a careca do Marcelo não conta? Ou quer dizer que ele não tem hipóteses? Abençoada alopécia, se assim fosse...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que estamos a falar de França, o Mitterrand talvez também contasse

      Eliminar
    2. Bem, há temos tantas excepções que temos de concluir que isto não é uma regra.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.