quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

O valor de Obama

Comparado com os EUA de Bush, os EUA de Obama são um paraíso. Mesmo com todos os problemas que ainda existem, não tem comparação. Mas a melhor parte é que os Africanos-Americanos têm alguém que podem dizer é melhor do que a maioria dos Presidentes brancos dos EUA. A história irá demonstrar o valor de Barack Obama.
Washington (CNN)As his eldest son faced the prospect of resigning as Delaware's attorney general amid health concerns, Vice President Joe Biden received an offer that floored him: financial support from his boss, President Barack Obama.

In the never been told before story, Biden recalled how concerned Obama had been.

Describing in an interview with CNN chief political analyst Gloria Borger one of his weekly lunches with Obama, Biden said he told the President he was worried about caring for Beau's family without his son's salary.

"I said, 'But I worked it out.'" Biden recalled telling Obama. "I said, 'But -- Jill and I will sell the house and be in good shape.'"

Obama, Biden remembered, pushed back vehemently on the thought of Biden and his wife selling their home in Wilmington, Delaware.

"He got up and he said, 'Don't sell that house. Promise me you won't sell the house,'" Biden continued, speculating Obama would be "mad" he was retelling the story.

Fonte: CNN, 12/1/2016

4 comentários:

  1. Bem, a verdade é que há mais de dois anos que o índice de aprovação do desempenho de Obama está em números negativos. Isto é, normalmente, diga-se, um mau presságio para o partido do presidente em ano de eleição presidencial, além, claro, que da Guerra para cá, apenas um dos partidos conseguiu conquistar a Casa Branca por três vezes seguidas (os republicanos em 1980, 1984 e 1988).

    Quanto a Obama ser melhor que a maioria dos presidentes brancos, "the jury is still out", embora, sendo ele o 44º presidente, basta-lhe ser o 21º do ranking para assim poder ser considerado ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo contigo. Compara o país que ele recebeu, com uma economia completamente destruída, com o país que os outros receberam. O único comparável é FDR, que é considerado um dos melhores presidentes. Em termos de melhoria da economia, Obama deixa muitos outros atrás.

      Eliminar
    2. Rita, até que ponto a melhoria do desempenho da economia pode ser atribuída ao presidente (este ou a qualquer outro)?

      Sinceramente, em relação ao desempenho da economia, acho que o Obama (correctamente) não tomou decisões que prejudicassem a mesma e tentou suportar as decisões que melhorassem a situação (e evitou alguns "abortos" que lhe foram passados pelo Congresso nestes últimos tempos). Não é mau, mas sinceramente acho que a visão de que a evolução da situação económica depende do presidente dos EUA é um bocado "wishful thinking". Acho que no máximo um presidente (principalmente se tiver "ajuda" do Congresso/Senado) pode "really f*** up" a economia, mas na melhor das hipóteses só pode alterar marginalmente no sentido positivo.

      Eliminar
    3. Em que é que não concordas? Com o índice de aprovação decerto não é, porque são factos ;-). E quanto ao júri ainda não ter decidido, acho que é normal que assim seja, isto é, será necessário algum distanciamento histórico para se fazer uma melhor apreciação.

      Quanto à melhoria da economia, muitos diriam que ela melhorou apesar das políticas de Obama, e não necessariamente por causa delas. Mas o crescimento, como, melhor que eu, saberás, ainda está longe de ser sólido; o desemprego baixou para um nível normal, certo, mas a taxa de participação na força de trabalho é a mais baixa desde há décadas.

      Em relação ao FDR, também há muito boa gente que o não considera assim tão bom. Ao contrário da sabedoria convencional, ele não conseguiu acabar com a recessão/depressão nos seus dois primeiros mandatos: foi a Guerra que acabou por fazê-lo. E isto sem entrar nas suas políticas económicas altamente intrusivas e nos muito controversos acordos com Stalin, que resultaram na entrega de metade da Europa à URSS.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.