sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

É um facto

De acordo com os dados das estimativas relativas a 2015, a população portuguesa era constituída por 5,440 milhões de mulheres e 4,902 milhões de homens; ou seja, as mulheres representam 52,6% da população. No mínimo, se as mulheres são pelo menos metade do todo, então precisam de ter tanta voz na Praça Pública como os homens.

Quando uma publicação como a Sábado, decide dar voz apenas a homens, então tem de haver uma outra publicação que dê voz apenas a mulheres para que o discurso da Praça Pública seja representativo do que é a população portuguesa. O ideal seria que cada publicação desse representatividade a ambos, especialmente, se o público alvo é ambos os sexos.

É uma questão de matemática e representatividade e é um facto -- já somos suficientemente crescidos para o aceitar, não achem que é uma questão de se fazer um favor às mulheres, nem sequer uma birra das "feministas ululantes", como já vi alguns homens denotar as mulheres que se recusam a estar caladas. Nós, mulheres, não precisamos de favores porque nós existimos e a nossa existência é tão factual como a existência de um homem.

4 comentários:

  1. A expressão seleccionada parece ter reduzida expressão (passe a repetição e a rima). Não menos, veio de uma mulher, não de homens. Pois...

    _FEMINISTAS ULULANTES_ - Google Search 5 results in 30/Dez./2016
    «(...)
    Triste liberdade, a das mulheres que abortam. Estas activistas de esquerda, FEMINISTAS ULULANTES, detentoras de dois ou três neurónios, estão-se literalmente nas tintas para os direitos das mulheres islâmicas. Nunca vi nenhuma a levantar a voz contra a obrigação de uma mulher usar um véu a cobrir-lhe o rosto. Assim como nunca vi nenhuma preocupada com esse ritual, primevo e inadmissível, que é a excisão do clítoris feminino.
    (...)»
    http://ana-de-amsterdam.blogspot.pt/2008_06_01_archive.html
    [Ana Rebelo, 26/Jun./2008]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então os homens não usam a expressão? Os que eu vi usar não devem ser homens; são um género indefinido porque se a primeira pessoa que a inventou foi uma mulher, essa mulher retirou toda a legitimidade do machismo dos homens que a usam, ou seja, estamos perante o eterno complexo humano: a culpa dos males do mundo é sempre das mulheres, ou não tivesse sido a Eva que oferecesse a maçã ao Adão.

      Eliminar
    2. Em alemão existe um terceiro género gramatical, o "neutro" e, quanto a lógicas modais, sempre haverá lugar para criar mais uma. :-)

      Eliminar
  2. Bom ano.
    Entristece-me que de tanta população, tão poucas se dêem ao trabalho de aparecer.
    Preferem a alcova?

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.