terça-feira, 3 de julho de 2012

A Merkel também é vingativa

Estive a ver um bocadinho do Prós e Contras. Os convidados eram os ilustres Mário Soares, Miguel Sousa Tavares, Viriato Marques e Esteves Martins. Tirando algumas reticências de MST, todos estavam de acordo que a Merkel é má e estúpida. Esta crise do euro era completamente escusada. Bastava a senhora ter-se chegado à frente com o livro de cheques em 2008-2009, quando os investidores em títulos, sem nenhum motivo racional, começaram a desconfiar dos gregos, e ter dito que pagava, e hoje, suponho, não haveria nenhum problema. Nada disto é novidade. Só me escapou um argumento de Esteves Martins. Disse o "especialista em assuntos europeus" que a Merkel é, no fundo, vingativa porque estaria a ajustar contas da II Grande Guerra com os gregos. Confesso que não percebo esta. Mussolini armado ao pingarelho invadiu a Grécia para mostrar a Hitler que também dava cartas. Os italianos sofreram uma derrota humilhante e os nazis, contrariados, viram-se obrigados a dar uma mãozinha ao Duce, atrasando a invasão da Rússia. Uma parte do exército grego (com simpatia pelos nazis) rendeu-se sem dar luta. Os nazis criaram ódios ao tratarem com violência os gregos? Verdade. Mas os nazis trataram estupidamente mal todas as populações dos países que ocuparam, até as dos países que os receberam como libertadores, como foi o caso da Ucrânia.
A haver sede de vingança não deveria vir dos gregos? Bem, a menos que a Merkel seja mesmo estúpida como os nazis, e nesse caso, ainda que retorcidamente, o argumento de Esteves Martins terá sentido. Deve ser isso.

4 comentários:

  1. Vai daí, os gregos provocaram a crise com o objectivo de lixar os alemães.

    ResponderEliminar
  2. Faz sentido. Às tantas, a chamada "irracionalidade dos mercados" vem deste tipo de motivações. Os gregos também têm razões para querer lixar os italianos e os italianos os gregos. Já para não falar da vontade dos alemães em lixar os italianos, que só fizeram porcaria na II grande Guerra ( e eliminaram os alemães neste europeu e no campeonato do mundo de 2006). Enfim, esta longa longa história de ódios e vinganças está a dar cabo do euro.

    ResponderEliminar
  3. Duvido muito da tese da vingança; no entanto, a Grécia pode (junto com a Albãnia e a Jugoslávia) ser considerada como um dos países em que a resistência mais ou menos derrotou os alemães - a "vingança" poderia ser por isso (as pessoas que eu conheço que acreditam nessa tese usam esse raciocinio - que os alemães estarão zangados por terem sido derrotados pela resistência grega).

    [Podemos sempre discutir se as resistências balcãnicas derrotaram os alemães, ou se o exército alemão simplesmente retirou porque era mas preciso noutros sitios e aqueles pedregulhos não interessavam para nada]

    ResponderEliminar
  4. Também não acredito na tese da vingança. Todavia, há uma longa história de ódios entre os países europeus, em especial em relação à Alemanha, que estão infelizmente a vir à superfície. Como notou VPV no público da semana passada, o apoio em massa à selecção italiana no jogo contra a Alemanha é um sinal disso mesmo. Um sinal inquietante.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.