domingo, 15 de julho de 2012

O verbo haver e as suas armadilhas

Cristóvão de Aguiar
No dia 30 de Junho p.p., publicou o “Diário Insular” um artigo intitulado: "Hajam novamente navegadores em Portugal", do gestor Gustavo Neves Lima. O articulista cometeu um erro de lesa-língua na conjugação do verbo haver, asneira cada vez mais ouvida e escrita, para cúmulo em tí­tulo, para melhor dar nas vistas a quem só lê os cabeçalhos... São já tantas as cornadas na Língua Portuguesa, que, qualquer dia, a nossa Pátria, na expressão de Fernando Pessoa (o único bem que ainda nos resta), tomba, exangue, na valeta das inutilidades... Oxalá não caia sozinha, mas, antes, acompanhada pelo Novo Acordo Ortográfico, uma das facadas mais fundas no coração da Língua... O verbo haver, impessoal, e com o sentido de existir, só se conjuga na terceira pessoa do singular, como toda a gente devia saber, muito mais uma pessoa com um curso superior (ou talvez não!) e outros mal-afortunados jornalistas da imprensa escrita, da rádio e da televisão, ministros, licenciados da mula ruça, doutorados pela Internet, muitos dos quais pouco pescam das regras da língua falada e escrita, não só no que respeita ao verbo haver, como a outros itens fundamentais da gramática elementar…
O verbo haver apenas se conjuga no plural nos verbos compostos, com o sentido de ter: haviam feito (tinham feito), houveram feito (tiveram feito), etc… Na forma perifrástica, porém, é que a porca torce o rabo e, não raro, o mais letrado cai na esparrela: devia haver mais espectáculos de teatro (a muito boa gente cai-lhe a boca para a asneira e diz deviam haver); disseram-me que tinha havido muitas procissões no Verão (e não tinham havido); para o ano vai haver muitas festas nas freguesias rurais (e não vão haver)...
Agora, alguns exemplos de haver, como verbo impessoal e com o sentido de existir: houve um aluno que insultou o professor em plena aula; houve vários alunos que insultaram o professor em plena aula (e nunca houveram); haja alguém que conteste esta afirmação; haja professores de Português que contestem esta afirmação e não hajam). Só na expressão bem haja é que o verbo se conjuga em todos as pessoas do singular e do plural: bem hajam os meus amigos por terem vindo ou bem hajais (vós) por terdes vindo; bem hajas tu pela informação que me deste... Quando se transforma o bem-haja em substantivo, grafa-se com um hífen: a todos quantos cá vieram ouvir-me o meu muito bem-haja!
Termino com o meu sincero bem-haja pelo tempo que vos roubei ao lerem este artigo. Já agora, e passe a imodéstia, bem haja eu (sem hífen) por ter procurado, através de um simples título de jornal, exercer um pouco de pedagogia, não sei se barata, mas é de crer que sim!
(escrito segundo a norma ortográfica antiga)

6 comentários:

  1. Caro Cristóvão de Aguiar,
    Um simples obrigado por esta pequena aula. O verbo haver, é um dos casos da nossa língua onde confesso sentir-me por vezes inseguro. Fiquei descansado por "bem hajam" ser execpção (não quis aqui abrir "execeção"), já é expressão que me apraz usar. Espero não andar a cometer erros de palmatória no meu Antologia de Ideias.

    De resto, bem haja!
    O Autor
    Antologia de Ideias
    http://antologiadeideias.wordpress.com/

    PS: Se encontrar um bom ponto de consulta sobre pontuação - especialmente "vírgulas" - agradeço que indique. Por influência, tenho tendência para escrever "à inglesa", quase sem vírgulas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Errata: onde está "execeção" deveria estar "exceção"; onde está "já é" deveria estar "já que é"

      O Autor
      Antologia de Ideias
      http://antologiadeideias.wordpress.com/

      Eliminar
    2. Cristóvão de Aguiar16 de julho de 2012 às 22:17

      Agradeço ao primeiro comentador as palavras que me dirigiu. Quanto a um livro de consulta sobre pontuação e outras matérias relacionadas com a Língua Portuguesa, aconselho-o o "Prontuário Actual da Língua Portuguesa, Guia Alfabético", de Olívia Maria Figueiredo e de Eunice Barbieri de Figueiredo, das Edições ASA. Com os melhores cumprimentos,
      Cristóvão de Aguiar

      Eliminar
  2. Magnífica explicação, obrigada pelos esclarecimentos!

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.