quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Declaração de intenções

Não vou continuar a pagar a uma empresa para andar a perseguir colegas meus e condicionar futuros projectos de investigação. Sendo assim, hoje mesmo, tratarei de cortar com o MEO em minha casa.

12 comentários:

  1. Luís,

    Tendo um pé em cada um dos lado não posso concordar com a tua afirmação.

    Estou completamente de acordo com que ninguém deve limitar a liberdade da investigação, contudo devemos no fim ter consciência se as afirmações que produzimos são verdadeiras e verificáveis.

    Por outro lado também acho que a liberdade da investigação não deve limitar a liberdade de nos sentirmos insultados ou difamados e para isso estão os tribunais :)

    Pelo que conheço e sei do processo as afirmações estão bastante longe da realidade até porque foi um concurso publico em que mais nenhuma empresa concorreu por não ser rentável... E até se pode discutir que o processo foi feito com os pés da parte do regulador mas o salto que a tese dá para a corrupção é francamente largo e sujeito a interpretações mais politicas que cientificas...

    Abraço,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andrá, no mínimo deves fazer uma declaração de interesses, não achas?

      Eliminar
  2. E comecei logo por aí, tendo um pé nos dois lados :)

    Mas esclarecendo esta frase de facto trabalho na PT e licenciei-me na Universidade do Minho.

    Mas isso não impede que mantenha o que afirmo que se suporta quer no que li do que foi publicado da tese quer do que sei de todo o processo do TDT

    ResponderEliminar
  3. Mas e já agora como desafio: para o conceito de captura regulatória fazer sentido gostava de ver uma componente mais mensurável da coisa onde houvesse demonstrada os ganhos reais para a empresa com o TDT quer a nível do próprio produto quer em ganhos nos produtos substitutos (principalmente tendo em conta o efeito da evolução dos preços quer a evolução tecnológica)...

    E acho que numa análise na componente de gestão rapidamente se desmonta a tese de captura regulatória pois para esta fazer sequer sentido é necessário gerar mais valias ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só os mais de 700 mil clientes conseguidos com a merda da TDT que instalaram deve dar uma ajuda. Se é assim tão fácil descredibilizar uma tese de doutoramento aprovada por unanimidade, qual a necessidade de entrarem na intimidação legal? De qualquer forma, eu não estou aqui para defender tecnicamente a tese de doutoramento do rapaz. Estou, isso sim, com a sistemática intimidação legal que as grandes empresas fazem contra pessoas individuais. Atirarem o departamento jurídico (pago graças às rendas de monopólio a que têm acesso) a um recém-doutorado é obra.
      Já a Ensitel tentou fazer o mesmo com com a Jonasnuts, obrigando pessoas com rendimentos modestos a incorrer numa série de despesas judiciais só para se defenderem. No caso da Jonasnuts até uma conta bancária ela abriu para pedir a doadores anónimos que financiassem as suas custas.

      Não têm vergonha? Não, não têm. E portanto, no que depender de mim, nem mais um tusto recebem da minha parte. Nem MEO, nem TMN nem nada que eu saiba que tenha a ver com a PT.

      Eliminar
    2. Respondendo por partes:
      - A principal razão da não aderencia ao TDT está mais na forma como o governo definiu a oferta para o concurso publico e não como a empresa a estruturou(ou neste caso não estruturou pois tratou-se de um pack fechado), este mesmo concurso publico esteve aberto a todos os concorrentes no mercado e apenas um entrou pois todos os restantes identificaram que o produto não era rentável (existem bastantes noticias sobre a ZON a OPTIMUS e a VODAFONE e a razão de não avançarem...

      - O crescimento do MEO está ligado a 3 grandes factores de uma forma muito simplista:
      - Passou-se de um mercado monopolista(apenas existia a TVCABO) para um mercado com vários concorrentes no inicio de 2008, portanto olhar para 2009 e dizer que cresceu 700 mil clientes é perfeitamente normal pois em janeiro de 2009 tinha cerca de 50 mil essencialmente em zonas urbanas (dados da ANACOM).
      - Este mesmo crescimento está essencialmente suportado em 2 coisas que o tdt não oferece nem em nenhum lado oferece (fibra representa mais de 60% do valor que referes) e pacotes de canais (em que a Benfica TV representou um crescimento de vendas recorde por exemplo)
      - A principal captura de mercado vem curiosamente da concorrência (dados da ANACOM) e não de clientes em zonas que não eram abrangidas por qualquer serviço (essencialmente estamos a falar da passagem de clientes de satélite da concorrência para iptv ou fibra)

      Por ultimo se de facto houvesse uma captura de mercado por mau TDT por norma terias a escolha situada na gama baixa de televisão (satélite) como é o caso do Brasil, contudo estes 700 mil clientes de que tanto alarido se faz são essencialmente triple play(voz dados e tv)...

      Se reparares o grosso das queixas de publicidade enganosa ao nível da TDT foram contra a ZON e mesmo por venda falsa nalgumas situações.

      De forma a fechar o tema do produto acho que de facto a TDT não é apelativa e não foi bem desenhada, talvez porque não deram liberdade para a mesma ser desenhada no privado e em vez disso foi feito de forma estatalizada...

      Honestamente concordo se me disseres que um processo de difamação é exagerado, mas a minha dúvida é a seguinte: Se te sentires insultado qual a forma como reages? Em tua opinião qual seria a forma correcta de reagir contra uma noticia/afirmação que entendes que não é verdadeira e é atentatória ao teu bom nome? Acho o caso Jonasnuts bastante diferente pois tratou-se de uma forma de pressionar a deixar de reclamar por uma falha de um serviço e nunca a JonasNuts chamou a Ensitel corruptora...

      Por ultimo e para não achares que estou a ser tendencioso, acho que o serviço TDT tem falhas, sim muitas mesmo e provavelmente algumas são falhas do lado da PT... Se isso serviu para ganhar quota de mercado? Tenho sérias dúvidas pois essencialmente onde existe adesão ao TDT e onde este tem o principal alvo só existe cobertura da ZON e MEO Satélite que é o menos apelativo de todos os produtos...

      Quanto à vergonha e para terminar o mega comentário espero que escolhas o melhor serviço de TV , telefone Internet e Telemóvel em função daquilo que ele deve ser realmente escolhido: qualidade e preço se esse serviço for da concorrência avisa que aí sim estamos a fazer as coisas muito mal!

      Abraço

      Eliminar
  4. Ó André, por amor de Deus. Se queres discutir estas coisas técnicas vai discutir para o blogue do rapaz que vocês vão processar. Ou estás à espera que eu te responda?
    Para mim a única coisa que está em causa é o processo que lhe vão mover. É só essa forma de intimidação legal que é inadmissível e por isso suspendo o MEO.

    PS O blogue do Sérgio Denicoli é o http://tvdigital.wordpress.com/. Lá poderás discutir com ele. Isto partindo do princípio que, pelo medo, ainda não o conseguiram calar.

    ResponderEliminar
  5. Já vi e já conheço o blogue e só tentei enquadrar a resposta às tuas afirmações :)
    Mas só há uma pergunta que gostava que respondesses:
    Em tua opinião qual seria a forma correcta de reagir contra uma noticia/afirmação que entendes que não é verdadeira e é atentatória ao teu bom nome?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em primeiro, podem começar por mandar uma carta à minha sogra a explicar porque é que aquela merda funciona tão mal. Se quiseres a morada dela, mando-ta por email.
      Em segundo, tentem explicar como se justifica um investimento de milhões e milhões de Euros, com custos para largas camadas da população mais pobre (aquelas que acedem à TDT, que tiveram de pagar as instalações e comprar adaptadores ou televisões novas, só em casa dos meus sogros há três televisões inutilizadas) sem qualquer benefício adicional.
      Em terceiro, expliquem a porque é que em Espanha foi montada uma TDT muito mais barata, tecnologicamente mais atrasada, dizem vós e a ANACOM, mas que funciona muito melhor e que tem muitos mais canais à disposição.
      Em quarto, expliquem para que serve a largura de banda adicional conseguida com a TDT.
      Em quinto, desafiem o rapaz para um debate público. Se não encontrarem quem o transmita, usem um dos canais do MEO e criem um canal na TDT para o assunto.

      Eliminar
  6. Luís Aguiar Conraria tem 100% de razão e só os chupistas da PT/MEO é que não enxergam. Aqui na zona de Poiares (Região Centro) a TDT funcional mal, mal, mal, de tal modo que as parabólicas trazidas pelos emigrantes na Suíça durante os anos 90 continuam a ser usadas! Ninguém está contente, mas o monopólio PT/PS/PSD-CDS (tudo 'canais' da mesma TDT) abafa tudo...

    ResponderEliminar
  7. Caro André,

    Fica-lhe muito bem defender a empresa que lhe paga ordenado, mas temos de ser sérios... Ninguém minimamente informado pode desmentir que a TDT favoreceu os operadores de televisão por cabo/satélite, é intelectualmente desonesto dizer o contrário! Admito que a PT não foi a única beneficiada, mas como foi a empresa responsável pelo processo pôe-se a jeito para as maiores críticas. Se não quisesse ficar com o ónus bastava ter feito o serviço em condições! E não me venham falar de problemas tecnológicos, alguém acredita que a mesma PT que é sempre elogiada por ser pioneira tecnológicamente e que montou o MEO foi incapaz de fazer melhor? É por demais evidente que foi propositado!
    Sobre se existe ou não corrupção neste processo, não tenho dados para o afirmar (ainda não li a referida Tese de Doutoramento..) Agora de uma coisa também não tenho dúvidas, a PT não pode empurrar as suas falhas dolosas para o regulador (ANACOM)! É certo que este tinha e ainda tem! obrigação de fazer mais! Não sei se não o fez por compadrio ou incompetência, mas a incompetência embora comcostas largas, tem limites!

    Sobre a Tese, mesmo que já não venha contribuir para melhorar a TDT, se servir para evitar erros futuros já terá sido útil...

    Nota: As respostas do Sr. André podem ser muito profissionais, mas caem pela base perante casos empíricos! Deixo-lhe um caso concreto (um entre milhares, por certo)
    Não é preciso ir para o interior profundo, num concelho do litoral centro onde a cobertura da tdt ainda é muito deficiente, conheço casos concretos de pessoas que ligavam para a linha de apoio à TDT (que a Anacom divulga) e sucessivamente eram atendidas por funcionáriosde vendas da PT, e digo isto porque as pessoas que atendiam não se interessavam pela falha de cobertura da TDT e insistentemente perguntavam se a pessoa tinha televisão paga e em caso de resposta negativa tentavam vender os vários serviços da PT, com o Meo à cabeça. Esta situação passou-se repetidamente! Tendo seguido várias denúncias para a Anacom, que até à data, quando responde se fica por afirmações vagas e evasivas... (Nada tenho contra o atendimento de apoio ser da PT, agora quanto à postura deste tenho tudo contra!

    Cumprimentos,
    Luís Oliveira

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.