quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Entrevista ao MNE do Irão

Recebemos esta noite notícias de que o Irão atacou vários alvos militares americanos no Iraque, depois de, durante o dia, ter sido anunciado que o Irão designou as forças militares americanas de organização terrorista -- em Abril de 2019, os EUA tinham designado o Islamic Revolutionary Guard Corps, uma entidade das forças militares iranianas, de organização estrangeira terrorista.

Na entrevista do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Mohammad Javad Zarif, à Mary Louise Kelly, da National Public Radio, que foi divulgada hoje, o ministro explicou que as ameaças de Donald Trump no Twitter, de bombardear edifícios importantes para a história e cultura do Irão, violam tratados internacionais e são considerados crimes de guerra. Trump também ameaçou que os iranianos iam morrer de fome, que é outro crime de guerra.

Apesar de tudo isto ser assustador, dá-nos algum alento que o Irão afirme que vai agir de acordo com as normas de Direito internacional, pois revela alguma cautela. Outra coisa que acho positiva é que, depois do ataque de Sexta-feira, o Irão convidou jornalistas estrangeiros para irem a Teerão, e foi aí que a entrevista com a NPR foi gravada. Dados os recentes protestos populares no Irão e os cortes no acesso à Internet, é mesmo surpreendente que tenham feito este convite.

Deixo-vos o link para a transcrição e o registo audio, que considero bastante informativos.





1 comentário:

  1. Excelente blog conjunto! Bela iniciativa.
    Sobre o Trump... Não é esquisito e contraditório com tudo o que pensamos dele, o facto de a presidência dele ser das menos belicistas da História americana? Não há nenhuma guerra de larga escala... Será que o Trump apesar de tudo considera que o tempo de paz é mais benéfico para os negócios (dele)?
    Ou será ele um pater famílias afinal tão bom que deseja um mundo sem guerra?
    Outra coisa estranha é não se ter ouvido nos últimos dias falar mais do assassinato do líder do Irão lá no aeroporto de Bagdad... Será que o Ayatolah saiu até beneficiado?

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.