O projecto piloto de todo este teatro está a acontecer no Minnesota, especialmente em Minneapolis. Se cresceram em Portugal nos anos 90, decerto se recordam do Beverly Hills 90210, no qual a Brenda e o Brandon, os gémeos que protagonizam a série, são oriundos do Minnesota e têm grandes preocupações sociais e morais. E é mais ou menos assim que é o pessoal do Minnesota, mas devo acrescentar que têm um sentido de humor meio estranho ou inexistente. Quando alguém diz uma piada, não se riem e quando alguém faz uma pergunta, ninguém responde. Depois passam grande parte do tempo num frio horroroso, e no verão têm de aturar melgas quase do tamanho de uma laranja.
Não é portanto de admirar que, depois da Renée Nicole Good ter sido assassinada em Minneapolis, o pessoal tenha saído à rua em protesto; com o ICE a intensificar a violência, ainda mais pessoas erguem a voz e cada vez se vê mais homens brancos heterossexuais a juntarem-se ao movimento--imagine-se que até o podcaster Josh Rogan já comparou o ICE à GESTAPO. Mas há um aspecto lúdico: não deixa de ter piada que os que defendem os métodos autoritários de Trump sejam os mesmos que estejam preocupados com o Irão, a Venezuela, etc., como se dissessem "A minha ditadura é melhor do que a tua..."
Todos os dias aprendemos coisas novas acerca das acções do ICE, que agora até prende cidadãos americanos e não devolvem os pertences pessoais que confiscam às pessoas quando as prendem--os documentos, as jóias, a carteira, o telemóvel, as chaves do carro, etc. Não interessa se a pessoa fez alguma coisa de mal, se está em casa ou no carro, se é americana, se é deficiente, homem, mulher, criança, etc. Até os índios nativos americanos prendem e tentam deportar porque têm um tom de pele mais moreno. Vivemos num estado de completa ilicitude e isto só tem tendência a piorar.
A 30 de Janeiro, acaba o financiamento do Department of Homeland Security que controla o ICE. É certo que o Congresso não irá aprovar uma lei de financiamento, logo teoricamente o ICE deveria parar de trabalhar quando o governo fechar, mas o mais provável é Trump desviar dinheiro de outros departamentos para financiar o ICE. Depois em Maio, quando o Jerome Powell sair da Reserva Federal e o Trump nomear um maluco incompetente, a política monetária irá ser super-expansionista e o dólar deve cair a pique. Entretanto, estão a ser publicados os relatórios trimestrais de resultados financeiros das empresas cotadas na bolsa e não me parece que as coisas sejam famosas, a não ser que a companhia esteja envolvida em construção de centros de AI, prisões, ou equipamento de guerra.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Não são permitidos comentários anónimos.