domingo, 25 de março de 2012

‘Thinking, Fast and Slow’ de Daniel Kahneman

Já li cerca de dois terços do livro de Daniel Kahneman. O livro é, de certa forma, uma autobiografia científica do autor. Conduz-nos ao longo de 4 décadas de investigação científica sobre a Teoria da Decisão.
O livro é denso. Não que seja difícil de ler, mas é cheio de sumo. Por exemplo, o que Malcolm Gladwell nos diz num livro inteiro, Blink, é explicado com bastante mais profundidade por Kahneman em apenas um capítulo. Apesar de pontuado com algumas pequenas histórias pessoais, em cada página é descrita pelo menos uma experiência, levada a cabo por ele ou não, bem como as suas conclusões e implicações. Kahneman tem também capacidade para mostrar que, por mais que lhes tente escapar, todos os ‘erros’ e irracionalidades que as pessoas cometem também se aplicam ao leitor. É um livro que nos faz pensar e questionar a nossa inteligência a cada página. Deve ser desesperante para quem se tem em grande conta.
As implicações da investigação de Daniel Kahneman para a teoria económica são profundas. O prémio Nobel da Economia que recebeu, o segundo entregue a um psicólogo, é de uma justiça inquestionável. Devo dizer que a forma como a investigação de Kahneman foi aceite na ciência económica deixa ficar bem a comunidade académica. O próprio autor confessa-se admirado com a facilidade com que publicou nas melhores revistas de economia (Econometrica e American Economic Review) resultados que tinham a potencialidade de abalar os alicerces da Economia. Numa época em que a academia de economistas é tantas vezes acusada de ser monolítica e de não aceitar visões heterodoxas e contributos das outras ciências, é bom verificar que não é assim. Ou, pelo menos, nem sempre. No caso de Kahneman, e como tantas vezes aconteceu, o paradigma neoclássico parece capaz de absorver e incorporar as críticas que recebe.
Independentemente destas minhas considerações sobre a comunidade académica, e que são, obviamente, discutíveis, o livro é mesmo bom e vale mesmo a pena ler. As primeiras 100 páginas são um pouco monótonas, pois visam dotar o leitor dos instrumentos teóricos que lhe permitam ter grelhas de leitura para tudo o que vem a seguir. E o que vem a seguir é fascinante. Ou não fosse Daniel Kahneman uma das pessoas que melhor percebe o funcionamento da mente humana.

4 comentários:

  1. A teoria da decisão é um dos temas preferidos. A psicologia tem muito para oferecer à Economia, e a teoria da decisão parece-me apenas o primeiro passo. Não entendo que seja uma ameaça: algumas das descobertas até vão de encontro a teorias existentes. A questão das escolhas por default ou da ancoragem pode ser facilmente enquadrada nos custos de transacção, em que o custo de transacção aqui é o esforço mental de tomar uma decisão ou fazer uma estimativa. Quanto maior o benefício da escolha, maior o esforço mental que a pessoa está disponível para fazer e mais se afastará da escolha por default ou da âncora.
    Ma, na minha opinião, um dos maiores contributos é a forma como o ponto de partida, aliado à aversão a perdas, afecta o bem-estar percebido e a tomada de decisões. Ainda haverá muito a fazer e provavelmente daqui a uns anos concluir-se-à que muitos capítulos deste livro estão errados ou incompletos, mas é um excelente ponto de partida para uma nova disciplina na área económica.

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo com questão da ancoragem. E, de certa forma, mesmo em Economia já se tinham dado alguns passos nesse sentido, com os modelos tipo "Habit Formation" e tipo "keeping up with the Joneses". Mas, no início, não era evidente que assim fosse e a verdade é que muitas das experiências de Kahneman desafiavam os resultados tradicionais.
    Os modelos de Loss aversion, com a assimetria das funções de utilidade, são um passo no sentido certo. mas ´interessante notar que muitas vezes, quando Kahneman olha para um nível agregado de decisões, ou para o efeito de várias tomadas de decisão, ele dá conselhos que visam as pessoas aproximarem-se do agente racional, os tais Econs. Por exemplo, quando ele diz que as pessoas devem pôr a loss aversion de lado e aceitar jogar vários jogos com resultados esperados positivos o que ele está a fazer é a prescrever um comportamento racional às pessoas.

    ResponderEliminar
  3. Aonde consigo encontrar o livro "Thinking fast and slow" traduzido para o português?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. http://www.fnac.pt/Pensar-Depressa-e-Devagar-Daniel-Kahneman/a559776

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.