terça-feira, 17 de abril de 2012

Alternativas não sistematizadas

O Fernando Alexandre teve uma boa prestação no Prós e Contras. Tentou introduzir alguns dados concretos, desconhecidos do cidadão comum, nomeadamente sobre a sustentabilidade da segurança social, e que poderiam ter servido de base para um debate sério. Infelizmente, os seus "oponentes" não se deixaram comover com os números apresentados, preferindo passar por cima deles ou embarcar em lirismos inconsequentes. Nesse sentido, gostei especialmente das “alternativas não sistematizadas” do José Neves. Alternativas, presumo, em construção, em curso, inacabadas, com necessidade de retoques, aprofundamentos, debates, negociações, luta e, no fim do processo, quem sabe, far-se-á luz. Ficamos a aguardar ansiosamente pela sistematização.

Se os economistas têm hoje um ascendente tão grande no debate público, a culpa, como é evidente, não é deles. Isso acontece precisamente porque se preocupam em fazer as contas, que outros preferem ostensivamente desprezar. Grande parte das opções e prioridades definidas por uma sociedade dependem da riqueza produzida. Por outras palavras, a política começa no dinheiro.

3 comentários:

  1. Muitos eleitos não sabem disso; os eleitores em vez de votar no "simpático", "palhaço" ou no "amigo", deveriam olhar objetivamente e perguntar. sabe fazer contas? sabe quais são os seus limites de poder, sabe quanto lhe damos?

    ResponderEliminar
  2. A questão e mesmo essa. As nossas elites sofrem de iliteracia aritmética - já para não falar do povo claro. Saber fazer contas é tão importante como saber ler e escrever.

    ResponderEliminar
  3. desconhecidos bolas ...já Izamura fez papers nos anos 70 sobre a questão no japão
    e as reformas japonesas são o que são....

    José Carlos Alexandre irmão do outro gaijo com mais cabelo ?
    primo com mais testosterona?Apr 17, 2012 02:27 PM

    A questão e mesmo essa....nã a questão é que subcontratamos quem nos trate dos problemas

    professores de con tabilidade que nem conseguem fazer a sua contabilidade

    As nossas elites sofrem de iliteracia aritmética fazer um balanço ou colunas de deve e haver tem a ver com literacia de marçano

    aritmética faz-se com calculadoras

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.