segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O "doente da Europa"

 Na sexta-feira, a influente revista The Economist considerou a economia francesa o principal risco para a zona euro, uma bomba-relógio, devido à perda de competitividade e aos crescentes desequilíbrios orçamentais. O novo “doente da Europa” apresenta sintomas alarmantes. A despesa pública representa 57% do PIB, o valor mais elevado da Europa; a dívida pública está próxima dos 90% do PIB; a economia, de acordo com a maioria das previsões, deverá entrar outra vez em recessão a partir do quarto trimestre deste ano.
Em vez das prometidas “políticas de crescimento”, Hollande apresentou recentemente um orçamento com cortes que ascendem a 30 mil milhões de euros. Como seria de esperar, o homem que prometeu liderar um combate à ” política cega da austeridade” vê a sua popularidade cair a pique. Desgraçadamente, e ao contrário do que muitos nos querem fazer crer, a austeridade não é uma opção, é uma fatalidade.

1 comentário:

  1. Caro José Carlos,
    Muitos de nós estávamos convencidos que a retórica eleitoral de Hollande – que tanto aplausos colheu junto de populistas, investidos em convencer quem prefere ouvi-los, que problemas de fundo podem ter saídas leves – iria deparar-se, mais tarde ou mais cedo, com a incontornável realidade, francesa neste caso. E assim foi: Hollande já se rendeu à “fatalidade da austeridade”, termos usados para algo que, pessoalmente, preferia ver descrito como a “inevitabilidade do reequilíbrio”. Parece-me que, para o primeiro termo, já vou tarde. Mas então, pelo menos, não lhe chamemos “fatalidade”. “Inevitabilidade”, podendo significar o mesmo, tem uma conotação mais positiva. Ao contrário dos que gostam de alimentar o fado da austeridade, o inevitável e desejado reequilíbrio das contas nacionais tem a conotação que atribui apenas quem entendeu sua condição – suas causas e graves consequências – e está preparado para aceitar os desconfortos da cura. Com a resignação, com orgulho e com a esperança, com que se encara tudo o que se acredita ser… inevitável.

    O Autor
    blog: http://antologiadeideias.wordpress.com/
    facebook: https://www.facebook.com/antologiadeideias.wordpress
    e-mail: antologia.wordpress@gmail.com

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.