segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Incêndios

Portugal tem alguns resíduos de estado falhado. A autoridade do estado, formal e informal, não chega a toda a gente, nem a todo o país. Isso revela-se por exemplo na prevalência da economia paralela (que dizem quase tão grande como a oficial), na corrupção, nas violações das regras de segurança alimentar, nas cunhas do emprego público, e até em coisas relativamente menores, como o estacionamento em cima dos passeios. As regras existem, mas as pessoas não as cumprem porque não respeitam nem a autoridade do estado, nem as regras de sociedade, de que muitas vezes não se sentem parte; o estado, por sua vez, também várias vezes não se respeita a si próprio e falha nas suas próprias funções. 

A questão dos incêndios parece-me ser mais uma manifestação, particularmente inaceitável, da falência do estado e da sua autoridade. As regras não são cumpridas pelos cidadãos, e o próprio estado não está à altura das suas responsabilidades. A solução para isto, para mim, é mais e melhor estado. E melhor comunidade. Sem isso, não vamos lá.

6 comentários:

  1. Dado o tamanho do estado português e os recursos que gasta sem deles obter nenhum retorno, não acho que a solução passe por mais estado. Passa primeiro por um estado que usa melhor os recursos; depois, quando se vir que os recursos estão a ser bem gastos, mas são insuficientes, poderemos explorar a solução "mais estado".

    ResponderEliminar
  2. É Portugal e a Califórnia. Ambos são Estados falhados.
    Acho que misturar tudo no mesmo saco só confunde. Note, por exemplo, quando praticamente toda a economia da região agora afectada era informal não existiam incendios tão grandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando não existia regulação nem interferencia do Estado. O aumento de intereferencia do Estado no mundo rural até acontece em simultâneo com o seu abandono.

      Eliminar
    2. A Califórnia ser um estado falhado é uma ideia muito interessante...

      Eliminar
  3. Não dá para ver que é ironia? É claro que fazendo tudo o que é possível fazer, com os montes cobertos de carvalhos, as famosas árvores bombeiras, sem um eucalipto plantado, sem celuloses por perto, sem estevas e carquejas, com cabras espalhadas pelos cabeços (e atravessando o campus das universidades, como em Berkeley), utilizando todas as tecnologias disponíveis e todo o planejamento possível,... catástrofes continuarão a existir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, continuarão a existir. Mas existirão no mesmo número e com os mesmos resultados?

      O que se pede é uma solução que diminua os problemas tanto quanto possível. Qualquer sistema tem pontos em que não consegue dar resposta, o problema é quando a situação de não conseguir dar resposta é a situação normal...

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.