quarta-feira, 24 de abril de 2019

Um cão era melhor

Segundo me contam, o telemóvel é um mecanismo de reinserção de presos na sociedade. Na Wikipédia em inglês, dizem-me que é controverso porque os presos podem usar o telefone para intimidar testemunhas, cometer crimes, planear fugas ou até outros crimes. Uma outra fonte de controvérsia é, nas prisões que permitem telemóveis, os custos exorbitantes dos mesmos que beneficiam as próprias prisões.

Não se percebe muito bem como é que havendo telemóveis com fartura em Portugal -- mais de um per capita -- ainda há criminosos. Então não seria esperado que, se pessoas com telemóveis estivessem bem inseridas na sociedade, então não cometeriam crimes?

Mas talvez não seja o telemóvel em si, mas os amigos e família com quem o preso contactaria. Só que mais uma vez encontramos o mesmo problema: se estas pessoas fossem eficazes a inserir a pessoa na sociedade, então a pessoa nunca teria cometido um crime.

Frequentemente, os criminosos sofrem de disturbios mentais e necessitam de cuidados médicos especializados; o telemóvel não os vai ajudar, mas dá a ilusão que o governo se preocupa, quando na realidade não faz nada por estas pessoas.

Afinal, o que é um criminoso em Portugal e por que razão se prende uma pessoa? Portugal é um país com um regime penal considerado leve. Há crimes hediondos cujos autores nem vão para a prisão porque lhes atribuem penas curtas, que acabam por ser suspensas. Ou seja, quem vai para a prisão normalmente deve ter cometido algo bastante grave e, se o fez, é porque a pessoa é incapaz de auto-inibir comportamentos altamente indesejáveis. O telemóvel desinibe as pessoas: basta ler algumas conversas de SMS para perceber que o potencial das coisas descambarem é alto. E se for um telemóvel com Internet ainda pior.

Depois há a situação dos familiares e amigos, que receberiam as chamadas. Será que estas pessoas também não sofreram elas próprias com o crime e não têm direito a algum resguardo? Ou têm obrigação de tomar conta de presos pelo telefone a qualquer hora do dia?

É desejável que se sigam políticas de reinserção de presos, mas gostaria que me indicassem estudos que concluam que o uso de telemóveis facilita esse propósito.

Porque é que não decidiram dar um cão aos presos? Esses programas funcionam mesmo. Nos EUA, há vários prisões que usam cães para reabilitar pessoas encarceradas. Ver aqui, aqui, e aqui, por exemplo.

1 comentário:

Não são permitidos comentários anónimos.