sexta-feira, 3 de abril de 2020

Estão a trabalhar de casa...

Fui à página do INE a ver se descobria o número de óbitos mensal. Eis que me deparo com um estudo que conclui que a população residente de Portugal pode aumentar ("rise") dos actuais 10,3 milhões para 8,2 milhões em 2080.

Não se preocupem, a malta do INE está a trabalhar de casa e, se calhar o cão meteu a pata nas teclas erradas e deu asneira…

4 comentários:

  1. Sinceramente, não atinjo a necessidade de, perante um manisfesto erro de tradução, como se vê pelo seguimento do texto, tentar fazer ironia!
    Seria mais interessante discutir como o pais mais desenvolvido do mundo está a ser ultrapassado pelos acontecimentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo em absoluto, e leituras precipitadas, ou propositadamente erradas, só podem significar ignorância ou má vontade. E é assim que começam muitas das fake news.

      Eliminar
    2. Não, porque os EUA são um país em que as pessoas gostam de assumir riscos, logo é normal haver mais catástrofes. Se assim não fosse, teria sentido haver tanta gente em sítios com tornados, terramotos, furacões, inundações? Aliás, o governo americano até subsidia o seguro de casa para as pessoas morarem em sítios assim.

      É bastante mais interessante para mim um país como Portugal que não tolera o risco, mas que quando a Ministra diz que os lares de terceira idade deviam ter planos de contingência, ninguém acha estranho que ela não se sinta responsável por haver situações dessas que ela não manda fiscalizar.

      Eliminar
  2. José Martins, não há má-vontade da minha parte; é incompetência da parte do INE, pois não sabem o significado de "rise". Decerto que várias pessoas numa capacidade oficial já leram a página e o relatório e ninguém corrigiu o erro. Mas de qualquer das formas, agradeço a sua boa-vontade em comentar.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.