sábado, 1 de março de 2025

GDPNow

A Reserva Federal de Atlanta tem um modelo que tenta estimar o PIB americano quase em tempo real, o GDPnow, que é um nowcast em vez de um forecast. Assim que sai um relatório que entra no modelo, a estimativa trimestral do PIB -- neste caso, o PIB do primeiro trimestre de 2025, que vai de Janeiro a Março -- é actualizada. 

Ontem, a estimativa tinha o PIB americano a crescer a 2.3%. Hoje saiu o Personal Income and Outlays (é um relatório do U.S. Bureau of Economic Analysis) e o crescimento do PIB depois do modelo actualizado ficou em -1,5% (uma redução de 1,5%). Na segunda-feira, vai sair mais outro relatório, e a estimativa do PIB irá ser novamente revista. (A primeira metade do mês costuma ter bastantes relatórios mensais que saem nos EUA.)

Os dados dos relatórios que estão a sair correspondem à actividade de Janeiro e só saltou a tampa ao Trump a 31 de Janeiro, ou seja, Fevereiro tem dados bem piores, mas só saberemos a partir do final de Março e, nessa altura, o PIB do primeiro trimestre já estará feito.


Wall Street ainda está meio a dormir. Dizia um analista da UBS à Bloomberg, que o bull market estava intacto--famous last words:
“We think the bull market is intact. But we have also cautioned that volatility would likely be higher this year,” said David Lefkowitz at UBS Global Wealth Management. “Therefore, we have been highlighting that short-term hedges may be worth considering.”
Fonte: Bloomberg