quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

A ajuda preciosa de Marisa Letícia

Morreu hoje aos 66 anos, Marisa Letícia, mulher de Lula da Silva. Marisa Letícia foi fundamental para a vitória de Lula nas eleições presidenciais de 2002 – na segunda volta, obteve 61,27% dos votos contra os 38,73% de José Serra do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o partido de Fernando Henrique Cardoso. Lula havia concorrido nas anteriores três eleições presidenciais, em 1989 contra Collor de Mello e em 1994 e 1998 contra Henrique Cardoso. Perdeu sempre e nunca passou os 30%.
O PT era um partido relativamente recente. Fundado em S. Paulo em 1980, a sua base original era uma mistura de esquerdistas militantes, activistas religiosos, movimentos populares e líderes sindicalistas que haviam combatido a ditadura militar (1964-1985). Desde o início, o PT posicionou-se como um partido de esquerda, mas evitou sempre compromissos com qualquer doutrina, incluindo o marxismo. Quando muito, havia uma referência vaga a um projecto de uma sociedade socialista; sobretudo, afirmava-se com um discurso contra o capitalismo. As derrotas anteriores mostravam que esta receita não lhe permitia ganhar eleições.
Sob a orientação do marqueteiro Duda Mendonça, o Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula apareceram com novas roupagens em 2002. Lula despiu o seu fato de radical sindicalista e prometeu seguir o plano económico de Henrique Cardoso. Agora, com um fato de executivo, o cabelo penteadinho e a barba aparada, Lula queria tranquilizar a classe média e não assustar os potenciais investidores. Deixou cair discursos como o “não pagamos a dívida”. Para compensar a falta de habilitações académicas e de experiência governativa, Lula aparecia muitas vezes em público rodeado de sumidades académicas e de altos especialistas – os pontapés na gramática é que nunca desapareceram dos seus discursos. Enfim, Lula aplicou a receita que Tony Blair havia aplicado na década anterior no Labour. É aqui que entra em cena a sua mulher, até aí uma figura discreta. Grande parte do eleitorado feminino continuava a desconfiar do sindicalista radical, com modos abrutalhados. Marisa passou a aparecer constantemente em público ao lado do marido, exibindo um casamento feliz e estável. Parece que muitas mulheres brasileiras gostaram desta imagem. Lula ganhou o estatuto de homem fiável, capaz de cumprir os seus compromissos. Provavelmente, sem a ajuda preciosa de Marisa Letícia, Lula nunca teria chegado ao Palácio do Planalto.

2 comentários:

  1. Nunca percebi as mulheres. No que diz respeito a homens, são super-competitivas entre si, mas projectam-se nas outras. Às vezes, nota-se que quando apreciam as relações amorosas das amigas, sentem inveja e querem um homem como o delas. Não é à tonta que uma das técnicas que os homens comprometidos usam para seduzir outras mulheres é dizer-lhes que tratam muito bem as parceiras, mas estas não os apreciam.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.